Comércio Direto: trata-se de atividades relacionadas a economia formal, o que significa dizer que são aquelas atividades econômicas que foram registradas de acordo com a lei, são regulares e cumprem as obrigações fiscais.
O consumidor tem duas opções para fazer suas compras: o varejo e o atacado. A diferença entre as duas alternativas é uma só. O atacadista vende para pessoas jurídicas, ou seja, empresas que trabalham com venda de consumo de alimentos. Já o varejista vende para qualquer pessoa.
Entenda o que é varejo. Basicamente, o varejo pode ser definido como a venda de produtos e serviços para o consumidor final com a finalidade de utilização doméstica. Os comerciantes compram os produtos dos fabricantes e de atacadistas. O objetivo é revender para o consumidor final.
O varejo destaca-se por sua importância na cadeia produtiva e de distribuição, sendo grande responsável pelo acesso dos consumidores a produtos e marcas, mantendo e suprindo a dinâmica econômica.
Desta forma, o varejo se torna responsável por comercializar e entregar a mercadoria para o cliente final. Os custos de venda do distribuidor ao varejista se tornam responsabilidade do distribuidor. Assim como a venda ao cliente também deve ser custeada pelo varejo.
A importância do varejo no cenário econômico brasileiro vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada. Além de gerador do maior número de empregos formais no país, o setor exibe, especialmente nos anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.
Os atacadistas desempenham várias funções: venda, promoção, compra e formação de sortimentos, quebra de lote, armazenamento, transporte, financiamento, prestação de serviços, entre outros. Em resumo, o papel do atacadista é reunir bens, e colocá-los a disposição do varejista, distribuindo estoques acumulados.
12 Ideias de Negócios Lucrativos em Alta Para Você Montar Seu Negócio em 2020