A quantidade de lâmpadas é determinada pela quantidade de lúmens necessária no ambiente dividida pelos lúmens de cada lâmpada. Mas além disso é preciso escolher também o tipo de luminária a ser usado e o local de cada uma.
Dimensionamento da Iluminação elétrica residencial b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
2. Acerte na temperatura da cor
6 dicas para iluminar o seu escritório da maneira perfeita
Confira abaixo!
A luz branca, com alta Temperatura de Cor, na faixa de 4.
De modo geral, as lâmpadas de tonalidade branca são uma boa pedida de iluminação para cozinha. Esse tipo de lâmpada estimula a atenção e pode realçar as cores reais de objetos e alimentos. Para esses casos, as lâmpadas de LED são as melhores opções. Elas tem uma durabilidade maior, são versáteis e mais econômicas.
Dê preferência às lâmpadas duplas ou triplas com tonalidade branca. Esse tipo de iluminação de cozinha traz um clima mais moderno ao local. Quando falamos de iluminação para pia de cozinha, os spots de embutir são a solução ideal.
7 dicas de iluminação para apartamentos pequenos
Fluorescente. Está entre as melhores lâmpadas econômicas, já que a versão de 15 W consegue iluminar igual a uma lâmpada incandescente de 60W, gerando uma economia de até 75% na conta de luz. As lâmpadas fluorescentes ainda têm uma vida útil superior às incandescentes, com uma duração média de 8 mil horas.