Como instalar um interruptor paralelo bipolar
Instalação da lâmpada em paralelo na rede monofásica
Three Way passo a passo
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
É bem fácil instalar uma lâmpada para churrasqueira. Basta puxar uma fiação do ponto mais próximo da parede até a churrasqueira. A fiação pode ficar exposta, embutida em sistema X ou caixa. O fio deve passar por dentro da churrasqueira através de conduíte ou por um furo na massa entre os tijolos.
Ligação da parte de carga elétrica. Agora na parte de comando saem dois fios do disjuntor de comando, um vai para o borne A2 da bobina do contator e o outro fio vai para o interruptor e da saída do interruptor basta levar um fio para o borne A1 do contator e pronto!
O esquema é o mesmo: desencape os dois fios e coloque nos conectores do receptáculo. Como deve ter percebido, neste caso nós temos os dois condutores fase sendo interrompidos pelo interruptor e não temos a chegada no receptáculo do neutro. São as duas fases chegando através de dois retornos.
No caso do circuito 220 V, temos duas fases e portanto utilizamos um interruptor bipolar. Devemos sempre garantir que ao desligar o interruptor, não haja mais tensão no receptáculo (bocal) da lâmpada por questões de segurança. Para conectar a lâmpada, devemos utilizar um receptáculo compatível com o tamanho da lâmpada.
Caso seja um disjuntor bipolar, alimente as duas fases no disjuntor por cima e o neutro ao barramento. Esquema de Ligação de um Disjuntos Bipolar! Por fim, caso seja um disjuntor DR, realize a alimentação da(s) fase(s) e a do neutro por cima e saia com eles por baixo, ligando o neutro ao barramento.
Um interruptor bipolar é usado para ligar duas fases, ou seja, quando você tem uma lâmpada 220v, por exemplo. Nesse caso você não pode utilizar um interruptor simples que usar uma fase só necessitando assim o chamado interruptor bipolar que vai permitir então a ligação das duas fases.
Disjuntor unipolar – como o próprio nome já diz, é um disjuntor indicado para circuitos com apenas uma fase, como os circuitos de iluminação e tomadas de sistema monofásico fase de 127 ou 220 v. Disjuntor bipolar – para circuito de duas fases, como torneiras e chuveiros com sistemas bifásicos, fase de 220 v.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Todo o disjuntor DR possui um botão [T] - "teste",como poderá ser observado na imagem, este botão serve para realizar um teste eletro-mecânico no dispositivo com a finalidade de simular uma fuga de corrente pré-determinada, conforme recomendado pela norma NBR 61008-1-2 este teste deverá ser feito todo mês.
Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?