Os cortes na Taxa Selic são feitos para aumentar o consumo. Normalmente, quando os juros caem, o valor do crédito também segue a mesma trajetória. Assim, as pessoas costumam buscar empréstimos, o que aumenta a circulação de dinheiro. Ao mesmo tempo, a inflação tende a aumentar.
Os investimentos em renda fixa sofrem influência direta da taxa SELIC, pois a utilizam como referência para o pagamento de juros. Títulos públicos, como o Tesouro SELIC, usam essa taxa para calcular a remuneração.
A alta da Selic tem impacto em duas frentes: no câmbio (valor do real frente às moedas estrangeiras) e no custo do crédito. ... O aumento da taxa básica de juros influi também no crédito. Uma Selic mais alta pode tornar mais caro emprestar dinheiro e, assim, funcionar como um instrumento para reduzir o consumo.
Ao reduzir a taxa básica de juros, o governo tem como um dos objetivos a retomada do crescimento econômico. Nesse sentido, a taxa SELIC influencia o mercado imobiliário ao proporcionar maior giro dos imóveis e, mais tarde, devido ao maior número de transações, pode proporcionar valorização das moradias.
Qual é o valor da taxa Selic hoje?
Se você quiser dar uma olhada no histórico da taxa Selic, você pode acessar esta página do site do BC. Ali você pode visualizar a meta atual para a Selic, bem como todas as metas desde 1996 e o período de vigência de cada uma. Dessa forma, você pode relembrar a meta da Selic em algum período do passado.
2,75% A taxa Selic, também chamada de taxa básica de juros, é um dos termos de economia que quase todo brasileiro já ouviu falar. Os jornais, por exemplo, estão sempre informando sobre essa taxa — principalmente quando o governo anuncia uma mudança. qual é a sua influência na vida de todos.
A taxa Selic geralmente é divulgada em percentual ao ano, mas você pode descobrir a taxa mensal e calcular a Selic acumulada. A maneira mais fácil é através da Calculadora do Cidadão do Banco Central. Basta preencher as datas inicial, final e o valor a ser corrigido que o resultado é calculado imediatamente.
Como é feito o cálculo O cálculo do CDI diário é feito com os juros cobrados nos títulos emitidos de um banco para outro, de acordo com o número de transações efetuadas no prazo de um dia. Sendo assim, a taxa CDI é a média ponderada dos valores das taxas das transações interbancárias.
Ou seja, liquido do imposto, o rendimento de 210% do CDI sobre o valor será de apenas 2,68 reais (renderia 1,07 real a 100% do CDI). Se o vencimento for em três meses, o rendimento será de 8,06 reais.
Se apenas guardar seu dinheiro em casa ou em uma conta corrente normal, esse valor seria de apenas R$1.
2,75%