Embora sua composição varie de campo para campo e até entre poços em um mesmo campo, o petróleo é formado essencialmente de hidrocarbonetos parafínicos, naftênicos e aromáticos, e pequenas quantidades de heterocompostos contendo átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio.
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Denomina-se por razão de refluxo (R) a razão entre o caudal da corrente reenviada e o caudal da corrente produzida no topo, que deixa a coluna, Destilado. ... Na Figura 3 apresenta-se um esquema de uma coluna de destilação fraccionada. Figura 03: Esquema de uma coluna de destilação fraccionada.
A razão de refluxo deve ser de 3,5 moles de retorno para a coluna para cada mol de produto de topo obtido. O calor latente molar para a mistura benzeno-tolueno da alimentação é 7.
Volatilidade Relativa: é relação entre volatilidades. Indica a facilidade de separação por destilação.
Volatilidade vem de volátil, algo que é inconstante, variável, instável. ... Se falarmos de Química, dizemos que um produto volátil é aquele que passa facilmente do estado líquido ao estado gasoso, como o álcool. Viscosidade - Algo pegajoso, consistente, que cola com facilidade, que adere com facilidade a outra substância.
Resposta. É o éter etílico, pois ele é o que mais possui facilidade de passar do estado líquido para o gasoso.
Acetona é o líquido que possui a mais alta pressão de vapor dentre os três, por isso evapora primeiro.
Por isso, a água é considerada um “solvente universal”. ... A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares.