A chegada em Cabo Verde deu-se em 22 de março de 1500, e, alguns dias depois, em 9 de abril, os navios da expedição cruzaram a Linha do Equador. Em 21 de abril, os membros da expedição avistaram sinais de terra, e, no dia seguinte, 22 de abril, foi avistado o monte Pascoal, na região de Cabrália, Bahia.
A chegada dos portugueses ao Brasil é ainda hoje uma questão sem respostas claras. ... Durante muito tempo afirmou-se que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de Abril de 1500 por acaso, após a esquadra que comandava se desviar da rota traçada após uma tempestade.
Datas Comemorativas O Dia da Terra é comemorado, todos os anos, em 22 de abril.
Ele lembra ainda que o descobrimento do Brasil já foi considerado feriado nacional por um decreto de 1890, já revogado. A data mencionada, no entanto, era 3 de maio, pois considerava-se que nesse dia teriam chegado as naus portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral.
O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500. A primeira missa, aqui realizada, ocorreu no dia 26 de abril de 1500, e no dia 1º de maio a expedição partiu para a Índia.
ano de 1500 século XV, sabemos que foi descoberto por Pedro Alvarez Cabral, mas também sabemos que nosso país sempre teve seus moradores (índios) que acabaram perdendo nessa disputa por território, aliás não foi nada passivo ter seu território invadido, tentarem te catequizar e te escravizar, uma história que já ouvi é ...
Há 520 anos o Brasil foi descoberto… Saiba mais!
1500
século XV
Resposta: A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa no dia 8 de março de 1500, com grande pompa. Era composta de 1.
O desembarque em terra aconteceu em 23 de abril, no rio Caí. Após a chegada de Cabral e seus navegadores ao Brasil, eles passaram dez dias na Bahia e logo partiram para a Índia, a terra das especiarias e destino final da viagem.
Pedro Álvares de Cabral
Cabral depois do “descobrimento” do Brasil: a desastrosa expedição à Índia. Depois de dez dias na “ilha de Vera Cruz”, a armada de Pedro Álvares Cabral levantou velas rumo ao sul e dali seguiu em direção ao seu objetivo principal: atingir Calicute, nas Índias, onde dois anos antes Vasco da Gama aportara.
A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.
Caravelas em si foram somente três: Caravela Santo Antônio; Caravela São Pedro e Caravela Nossa Senhora Anunciada. Ao contrário do que se pensa, Santa Maria, Niña e Pinta foram as caravelas lideradas por Cristóvão Colombo.
Pedro Álvares Cabral
Manoel financiou a viagem de Pedro Álvares Cabral, que acabou entrando para a História do Brasil como o descobridor, mas Duarte Pacheco chegou primeiro e não levou os méritos. Como prêmio de consolação, Pacheco fez parte da frota de Cabral que tomou posse de parte das terras onde hoje é o Brasil.
Eram três caravelas (naves menores e ágeis, com até 50 toneladas) e dez naus (com até 250 toneladas e capacidade para 200 pessoas). Além do tamanho, a principal diferença era o formato das velas. A caravela foi o trunfo que fez de Portugal uma potência marítima até o século 18.
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
O nome completo de Dom Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Pedro I do Brasil ou Pedro IV de Portugal (Queluz, 12 de outubro de 1798 – Queluz, 24 de setembro de 1834), apelidado de "o Libertador" e "o Rei Soldado", foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também Rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826.