A política no estado persa era toda dominada e feita pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e controlava tudo e todos.
A civilização persa foi uma das mais importantes da antiguidade oriental e construiu um dos impérios mais impressionantes já vistos. A Civilização Persa teve seu florescimento por volta do ano 2000 a.C., na região das atuais planícies iranianas.
Ciro, o Grande
O livro de Daniel menciona um governante chamado Dario, o Medo, que teria conquistado a Babilônia, mas Dario é o nome pessoal exclusivamente dos governantes persas (Dario, o Grande, Dario II e Dario III).
Os persas viviam da agropecuária, da mineração, do artesanato e dos impostos cobrados aos povos subjugados. A construção da Estrada Real propiciou o desenvolvimento do comércio, pois tornou as viagens mais rápidas e seguras.
Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a melhor se estabelecer na região, abandonando o nomadismo.
Pelo menos desde 600 a.C., o termo persis era usado pelos gregos para se referir à Pérsia. Persis provém do persa Pars ou Parsa, o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas, correspondente hoje à moderna província iraniana de Fars.
Sátrapa (do latim satrapes através do grego satrápēs, por sua vez adaptado do persa antigo *xšaθra-pā/ă-, protetor do poder [sobre o território]") era o nome dado aos governadores das províncias, chamadas satrapias, nos antigos impérios Aquemênida e Sassânida da Pérsia.
Significado de Sátrapa substantivo masculino Governador de uma província, entre os antigos persas. [Figurado] Pessoa que leva vida faustosa, sibarita; grande senhor; déspota.
Darius I “o Grande” (549-486 aC) foi um rei da Pérsia, que governou por 35 anos, de setembro de 522 aC a 486 aC outubro. ... Assim, com Darius como Grande Rei, Achaemenian Pérsia tornou-se o maior império do mundo. Ad. Darius I foi responsável por mais do que apenas a expansão do império.
Imperador persa (550 a.C.-486 a.C.). Um dos principais governantes do Império Persa, fundado por Ciro, o Grande. Assume o trono em 521 a.C., após derrotar a casta de sacerdotes que assumira o poder.
De acordo com a Bíblia, foi ele que tomou o Império Neobabilônico, após assassinar Belsazar. Ele é chamado de filho de Assuero. Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa. Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.