A zona convectiva tem uma temperatura média de 2 milhões de Celsius. A superfície do Sol, por sua vez, chamada de fotosfera, apresenta uma temperatura média de 5000 Celsius.
Outra maneira de medir a temperatura do Sol é através da radiação emitida pelos raios solares. O método consiste em posicionar uma placa de metal para receber luz diretamente do Sol e verificar quanto calor ela absorve.
A massa do Sol corresponde a 99,8% da massa do nosso sistema solar. Ele é formado por gases, sendo que em número de partículas, a sua composição corresponde a 71% de hidrogênio e 27% de hélio. O Sol apresenta seis regiões, são elas: ... Cromosfera - é a parte onde ocorre a transição entre a fotosfera e a coroa do Sol.
A massa do Sol é, aproximadamente, 333,000 vezes a massa da Terra e mais de 1,000 vezes a de Júpiter. Sua massa é suficiente para permitir a produção de energia na forma de luz visível.
Toda a energia produzida pelo Sol é proveniente do processo de fusão nuclear decorrente das grandes temperaturas de seu núcleo (cerca de 15 milhões de kelvin) e de sua enorme pressão.
A energia do sol é a grande propulsora do ciclo da água. Ao prover luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece e evapora parte da água que está presente na superfície de rios, lagos, oceanos, folhagens das plantas e do corpo de pessoas e animais.
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.