Passo 1 – Faça uma pausa, no mínimo de 6 segundos. Passo 2 – Avalie a situação em questão e pense no que você quer a curto e longo prazo. É o momento de refletir se suas ações sob o domínio desse sentimento vão te ajudar ou prejudicar.
O Estágio Impulsivo-Emocional vai do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, é um estágio predominantemente afetivo, onde a criança está imersa no mundo e não consegue se distinguir dele. Nesse estágio a criança não possui coordenação motora muito bem desenvolvida, os movimentos são bem desorientados.
Agir por impulso pode trazer consequências desastrosas para a saúde emocional. Quando pensamos em tomada de decisão, temos em mente qual resultado vamos ter ao agir de uma ou outra maneira. ... Os hábitos ou maus hábitos passam a dominar a mente. E com isso, deixando crenças negativas se tornarem realidade inúmeras vezes.
[Figurado] Necessidade imperiosa, muitas vezes irresistível, que leva certos indivíduos à prática de atos irrefletidos; ímpeto. [Figurado] O que incentiva alguém a fazer algo; estímulo, incitamento. [Figurado] Intenção natural que provoca uma ação ou a vontade de expressar sentimentos.
Uma boa técnica para poder deixar de lado a impulsividade é analisar quais são as consequências das suas ações ou das suas palavras. Que a sua frase de cabeceira seja “preciso pensar melhor”. Dessa forma será mais fácil tomar as decisões certas ou, ao menos, mais pensadas.
1. Agir sem pensar. Expressão usada para designar ação de irracionalidade; Agir por impulso, motivado por sentimentos exaltados.
Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo
O que fazer para controlar o estresse