Materiais da Pintura Rupestre As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
faça a seguinte receita de café coado: 25g de café moído para 150ml de água. separe esse café em potes ou tampas, e utilize água para diluir e criar diferentes tonalidades. para fazer o efeito de aquarela, comece a pintura utilizando os tons mais claros e depois vá para os mais escuros.
No período paleolítico, conhecido como idade da pedra lascada, os chamados "homens das cavernas" realizavam suas pinturas nos locais onde residiam, pintando as paredes e tetos rochosos, procurando locais protegidos. Para fazer os desenhos, eles extraíam uma espécie de tinta das frutas e plantas.
Isso porque o homem da pré história imaginava que poderia transformar os animais, fazendo desenhos. que representava como posse sua. Importante notar que hoje a pintura rupestre tem fundamental importância no sentido de possibilitar o entendimento sobre as diversas práticas feitas pelo homem pré histórico.
No neolítico, além das pinturas de animais na rocha, também são registrados a vida cotidiana dos habitantes, a figura humana passou a ser o tema principal. Além disso, os traços das figuras representadas, com frequência, sugeriam movimento e agilidade como a representação de pessoas dançando.