Em fisiologia, chama-se quimioceptor ou quimiorreceptor a um receptor sensorial sensível à presença ou concentração de determinadas substâncias químicas, como os responsáveis pelo paladar e olfato. Seu papel é o de receber o estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.
Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem. ... Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma.
Os alvéolos são estruturas saculiformes que apresentam paredes delgadas formadas por uma camada de tecido epitelial que se apoia em um tecido conjuntivo, o qual apresenta uma grande quantidade de capilares sanguíneos. A parede alveolar é comum a dois alvéolos adjacentes, formando o que chamamos de septo interalveolar.
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
A oxiemoglobina é formada pela combinação do oxigênio com a hemoglobina. ... A maior parte do CO é transportada pela hemoglobina. 4. A oxiemoglobina é formada nos tecidos; desfaz-se nos pulmões.
Carbohemoglobina é o nome que se dá quando a molécula de hemoglobina está conjugada ao gás carbônico, e oxihemoglobina é o nome que se dá quando a molécula de hemoglobina está conjugada ao oxigênio. A carboxihemoglobina, resultante da combinação entre o monóxido de carbono e a hemoglobina.
A hemoglobina, ao se combinar com as moléculas de gás oxigênio, forma a oxiemoglobina (). Parte do gás carbônico é conduzida pela hemoglobina ou dissolvida no plasma, sendo que grande parte é transportada por este sob a forma de íons bicarbonato.