A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
covalente
O Carbono apresenta quatro elétrons em sua camada de valência, isso significa que ele pode formar quatro ligações, sendo assim pode se unir a outros átomos como: H, O, N, Cl.
Dessa forma, a ligação química mais forte é a iônica, em que a diferença de eletronegatividade dos elementos é maior do que 1,7. Já a ligação mais fraca, é representada pelas ligações covalentes, em que existe somente um compartilhamento de elétrons.
Ligação de Hidrogênio É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.
Uma das propriedades da água é que sua molécula atrai íons mais fortemente do que um íon atrai outro, devido à sua alta constante dielétrica. ... As ligações de hidrogênio não ocorrem somente entre moléculas de água. Como foi dito anteriormente, elas podem ocorrer entre hidrogênio e átomos de oxigênio, nitrogênio ou fluor.
Solubilidade. A água é um excelente solvente porque é capaz de dissolver enorme quantidade de substâncias. As substâncias que se dissolvem são chamadas solutos e ao ser misturada com o solvente forma uma solução.
A água é especial por ser a única substância encontrada nos três estados (sólido, líquido e gasoso) às temperaturas normalmente encontradas no nosso planeta. A água congela a 0°C e ferve a 100°C (ao nível do mar). A água é também incomum já que a sua forma sólida, o gelo, é menos denso que a forma líquida.