A diminuição nos níveis de bilirrubina normalmente são devido ao uso de alguns medicamentos, no entanto, os valores elevados de bilirrubina normalmente indicam problemas de saúde que podem ser graves se não tratados.
A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada no sangue e na bile. A bilirrubina total é a soma da bilirrubina indireta e da direta no sangue. A bilirrubina indireta é formada a partir da quebra de células vermelhas velhas do sangue. Ela é transformada em bilirrubina direta no fígado.
Em adultos, uma amostra de sangue obtida por punção de uma veia do braço; em recém-nascidos, uma amostra de sangue obtida de uma punção no calcanhar. Alguns serviços médicos e hospitalares utilizam um equipamento capaz de medir o nível de bilirrubina através da tonalidade da pele (bilirrubina transcutânea).
Como tratar: a fototerapia com luz fluorescente é útil para reduzir a quantidade de bilirrubina no sangue. Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados.
Quase todos os RN apresentam valores de bilirrubina em circulação superior a 1 mg/dl (17 micromol/L). Quando este valor atinge 5 mg/dl torna-se visível nas escleróticas e pele. Na primeira semana de vida cerca de 60% dos RN de termo ficam ictéricos e nos pré- termo pode chegar aos 80%.
A fototerapia constitui-se na modalidade tera- pêutica mais utilizada mundialmente no trata- mento da hiperbilirrubinemia neonatal causada pelo aumento dos níveis de bilirrubina indireta (lipossolúvel, não conjugada). A eficácia da fototerapia é dependente da absorção de fótons de luz pelas moléculas de bilirrubina.