EQST

Como Calcular RPA 2020?

Como calcular RPA 2020? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como calcular RPA 2020?

Quando for efetuar o cálculo do RPA você deve usar como base o teto atual de R$ 6.

Como fazer um RPA?

Como emitir o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo)?

  1. Nome ou Razão Social e CNPJ da fonte pagadora; Modelo-RPA.
  2. Dados do profissional autônomo – CPF e número de inscrição no INSS;
  3. Dados detalhados sobre pagamento do serviço prestado – Valores bruto e líquido (com os descontos);

Como funciona o RPA autônomo?

O RPA é um documento que deve ser emitido por quem contratou o serviço e permite comprovar o pagamento a pessoas físicas sem caracterizar o vínculo CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Nele, podem-se recolher do valor final os tributos recolhidos pelo contratante, como INSS, IRRF e ISS.

Qual o desconto do RPA?

Antes de gerar o RPA, é necessário verificar com um profissional contábil qual será a alíquota que deve ser aplicada ou, ainda, se é o caso de informar o ISS no documento. A alíquota pode variar entre 2% a 5%, ficando a critério do município.

Quem recolhe o INSS do RPA?

INSS Patronal também é responsabilidade da empresa contratante. Quando a empresa faz a emissão do RPA, ela deve recolher também a Previdência Social Patronal em cima do serviço prestado. Neste caso, a alíquota é de 20% e o prazo para recolhimento segue até o 20º dia do mês subsequente ao do serviço.

Qual o valor de INSS para RPA 2020?

Como o novo cálculo do INSS afeta os autônomos?