A capacitância de um capacitor pode ser calculada pela razão da carga do capacitor acumulada pela sua diferença de potencial elétrico (ddp) entre suas armaduras.
Capacitância eletrostática é o quanto um capacitor é consegue acumular de energia potencial elétrica, a unidade de medida no SI é o Farad (F).
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
Naquela ocasião, definiu-se a corrente elétrica como o movimento de partículas eletricamente carregadas, sendo que esse movimento ocorre numa certa ordem, também caracterizado pela troca de elétrons em um condutor (corrente de condução), ou pela migração de cargas elétricas entre dois terminais (corrente de convecção).
A velocidade de deriva dos elétrons é muito pequena, comparada com a velocidade de oscilação, da ordem de 1 m / h ! Os bons condutores são aqueles que possuem muitos elétrons livres. ∆Q é o número de portadores de carga, em um dado volume de controle, vezes a carga de cada um dos portadores (q).
Os elétrons, em um circuito no qual existe uma corrente elétrica, movem-se com velocidades muito pequenas (aproximadamente 0,1 mm/s).