Conhecimento empírico é aquele conhecimento que adquirimos no dia-a-dia, com base na tentativa e erro, ou seja, o conhecimento adquirido através da observação, da experiência, do senso comum, dispensando a necessidade de comprovação científica.
O método empírico gera evidências, uma vez que aprendemos fatos através das experiências vividas e presenciadas, para obter conclusões. Já o conhecimento empírico ou senso comum é o conhecimento baseado em uma experiência vulgar, ou imediata, não metódica e que não foi interpretada e organizada de forma racional.
A pesquisa empírica, também chamada de pesquisa de campo, pode ser entendida como aquela em que é necessária comprovação prática de algo, especialmente por meio de experimentos ou observação de determinado contexto para coleta de dados em campo.
É o tratamento de pacientes com sinais e sintomas clínicos de infecção pela administração de antimicrobianos. A antibioticoterapia tem a finalidade de curar uma doença infecciosa (cura clínica) ou de combater um agente infeccioso situado em um determinado foco de infecção (cura microbiológica).
Visão geral da terapia antimicrobiana. A principal característica dos agentes antimicrobianos consiste na habilidade de inibir o crescimento de micro-organismos, quando utilizados em concentrações toleradas pelo hospedeiro.
A MIC é de extrema importância para a avaliação do TSA, uma vez que ela indica qual a concentração mínima de um determinado antibiótico que é necessária para que se iniba o crescimento de um determinado agente bacteriano.
Os fármacos antibacterianos são derivadas de bactérias ou fungos ou são sintéticas. Tecnicamente, “antibiótico”, frequentemente usado como sinônimo de “fármaco antibacteriano” (inclusive neste Manual), refere-se somente aos antimicrobianos derivados de bactérias ou de fungos.
Os bacteriostáticos são agentes quimioterápicos da classe dos antibióticos que detêm o crescimento de determinadas bactérias, dificultando sua proliferação e deixando ao sistema imunitário a tarefa de eliminar as bactérias que já estão presentes no organismo.