A existência da pressão atmosférica e a variação de seus valores entre as diferentes áreas da superfície terrestre são características que influenciam diretamente a dinâmica climática. Basicamente, ela interfere em algumas condições meteorológicas básicas, como os ventos, as temperaturas e a precipitação.
A panela de pressão é fechada de maneira que, quando a água se aquece, o vapor se expande, mas não consegue escapar. Assim, a pressão aumenta em seu interior. As moléculas precisam, então, de mais energia para vencer essa barreira mais “pesada”. Isso eleva o ponto de ebulição da água para 120ºC, acelerando o cozimento.
Ao usar uma panela desse tipo, é necessário ficar atento para que o cozimento seja feito no tempo certo e a panela não ultrapasse o tempo limite no fogo, o que poderá gerar uma explosão. Por isso, a panela emite um alerta: a válvula de pressão começa a fazer um chiado, para sinalizar o cozimento do alimento.
quando os alimentos sao cozidos a uma temperatura maior ,as reaçoes quimicas associadas ao cozimento ocorrem mais rapidamente -por isso o cozimento e mais rapido.
A pressão interna na panela de pressão é maior, e assim o ponto de ebulição também é maior, numa mesma temperatura faz com que a água demore mais para evaporar isso faz com que os alimentos cozinhem mais rápido.
Esta não deve ser sua posição em cada início de cozimento, pois ela só deve ficar saltada como medida de prevenção, quando durante o cozimento a válvula de controle entupiu. Nesses casos, há o acúmulo de vapor e a válvula de segurança salta deixando o ar quente sair, evitando que sua panela de pressão vá pelos ares.
Outras técnicas que podem acelerar o cozimento é a divisão dos alimentos em pedaçoes menores, que aumenta a superfície de contato, e a adição de sal na água, que aumenta a temperatura de ebulição da água também.
Ou seja, não ultrapasse 2/3 da capacidade da panela com alimento ou líquido. O líquido dentro da panela de pressão abre fervura e se estiver muito próximo à tampa, isso causará um grande vazamento pelo pino e vai sujar tudo o que for possível na cozinha.
Jamais abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente. Se estiver com pressa, coloque-a embaixo da torneira de água fria até parar de chiar, sem erguer a válvula. Depois, é só abrir com cuidado.
A panela de pressão é utilizada para que se atinja um ponto de ebulição em um ponto de temperatura maior do que se ferver a água normalmente, o que diminui o tempo de cozimento dos alimentos. ... Nesse momento, devemos abaixar o gás, pois a água líquida já está em sua temperatura máxima e, portanto, não irá aumentar.
20 minutos
Tampe a panela tomando o cuidado que a borracha da tampa esteja bem colocada. Leve ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir.
Se você precisa cozinhar algo utilizando água após ferver, como o macarrão, por exemplo, é preciso abaixar o fogo. Isso porque quando a água ferve não aumenta mais sua temperatura, ou seja, não tem motivos para deixá-la em fogo alto. Na realidade, não influencia se o fogo estiver baixo, médio ou então alto.
fogo baixo Aqui a comida cozinha lentamente, o que faz com que o alimento cozinhe igualmente por dentro e por fora. Quando algo precisa ser cozido por um longo tempo, fogo baixo, claro. É o fogo para cozinhar coxas e sobrecoxas de frango e outros cortes de carnes grandes.
A panela de pressão mantém o ar dentro dela, sob pressão. A água, por sua vez, tem seu ponto de ebulição aumentado devido à pressão, chegando a temperaturas bem maiores que 100°C sem evaporar, o que faz com que o alimento cozinhe mais rápido.
Corte bem os alimentos Os alimentos cortados em tamanhos maiores demoram mais tempo para cozinhar por completo. Dessa maneira, esse tipo de cozimento gasta mais gás. Para contornar esse problema, uma solução é cortar os alimentos, como cenoura, batata inglesa, batata doce, inhame, aipim etc., em tamanhos menores.
Dicas para economizar gás!
Cozinhar Feijão: Para acelerar o cozimento do feijão deixe ele de molho em água quente por 30 minutos e depois cozinhe normalmente. Caso não queria perder tempo no dia do cozimento, deixe o feijão de molho da noite para o dia, assim ele vai amolecer e cozinhar muito mais rápido.