A gestão de portfólio de projetos vai muito além de executar, ao mesmo tempo, diversos projetos. Ela abrange a utilização de conhecimentos, estratégias e técnicas específicas de gestão, visando maximizar a aplicação dos recursos empregados, bem como o retorno sobre o investimento nestes projetos.
A gestão de portfólio de projetos é a administração centralizada de um ou mais portfólios (corporativo e/ou das áreas) para alcançar os objetivos estratégicos da organização.
Portfólio: O Que É, Modelos e Exemplos de Como Fazer Um Portfólio. O portfólio é basicamente uma lista dos melhores trabalhos de um profissional, empresa ou estudante. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
Identificar e administrar riscos múltiplos e entre empreendimentos – toda organização enfrenta uma gama de riscos que podem afetar diferentes áreas da organização. O gerenciamento de riscos corporativos possibilita uma resposta eficaz a impactos inter-relacionados e, também, respostas integradas aos diversos riscos.
O gerenciamento de portfólio de projetos (PPM) refere-se a um processo usado por gerentes de projeto e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs) para analisar o retorno potencial de um projeto. ... O gerenciamento de portfólio de projetos dá às organizações e gerentes a capacidade de ver o panorama geral.
5a Questão (Ref.: Pontos: 0,4 / 0,4 São exemplos de Categorização de Componentes do Portfolio Melhoria de eficiência, redução de riscos e melhoria de processos Categorização de calendário, otimização de recursos e gestão de tempo.
A gestão de portfólio trata da seleção e priorização de projetos, enquanto a gestão de múltiplos projetos trata os problemas da alocação de recursos neste ambiente.
O processo que gerencia os vários projetos que estão sendo executados ao mesmo tempo é conhecido com Gestão de Portfólios, um termo dentro da administração empresarial, que representa o acompanhamento dos gestores em relação aos processos em andamento.
Em poucas palavras, gerenciamento trata-se de planejar, organizar, dirigir e controlar e aplicar certos princípios para utilizar e maximizar os recursos humanos, informativos e financeiros de uma organização para atender à missão e aos objetivos da empresa. ... A gerência determina a estratégia e a direção da empresa.
A gestão de projetos viabiliza o alcance dos objetivos de forma ordenada e com limites de execução. Ela traz um foco delineado às metas e permite a programação prévia de cada ação. Isso porque, no geral, o gerenciamento de projetos é dividido em dez áreas: Integração.
Onde aplicar o gerenciamento de projetos?
Um projeto ajuda a evitar retrabalhos e desperdícios, deixando-o mais preparado para que realmente consiga concretizar o objetivo final. Isso porque é possível prever, até certo ponto, quais serão os esforços necessários, identificar as possíveis falhas de percurso e o que você precisará em termos de equipe e recursos.
A gestão de projetos é um conjunto de práticas e competências utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização, independentemente do tamanho ou da complexidade desses projetos.
Seguem abaixo 8 dicas para montar um bom gerenciamento de projetos.
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos (Guia PMBOK® Sexta Edição). ... Por outro lado, gerenciar mal seu projeto é o melhor caminho para levá-lo ao fracasso.
Em seguida, explique que todos os seres vivos possuem ciclo de vida, composto de etapas como: nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. ... Em seguida, fale que nesta aula eles conhecerão mais a fundo alguns processos que ocorrem no ciclo de vida de determinados animais.