Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano. Maritimidade é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos. ... Estes dois fatores exercem grande influência sobre o clima de uma região, determinando a umidade e também a variação de temperatura.
Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.
Os elementos climáticos ou atmosféricos são aqueles que conferem ao clima a sua dinâmica. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade. ... Os elementos climáticos possuem seu próprio funcionamento e interferem-se mutuamente. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.
2. O fator climático que interfere na variação de temperatura compreende a latitude. As latitudes relacionam-se com incidência de raios solares recebidos por determinada região. Por isso, regiões mais próximas ao equador por exemplo, serão regiões que apresentarão maiores temperaturas.
Por ser um território bastante heterogêneo, vários tipos de vegetação podem ser encontrados na Europa, como a Tundra, nas áreas de baixas temperaturas; a Floresta de Coníferas ou Taiga; a Floresta temperada, que é a vegetação predominante no continente, entre outros.
Quais os tipos de vegetação nativa mais significativos na Europa?
Imagens de satélite revelam que a área devastada na Europa deve afetar a biodiversidade, provocar erosão e ameaçar mananciais (fontes d'água). Suécia, Finlândia, Espanha, França e Alemanha têm mais florestas na Europa. Mas só na França de Macron, o desmatamento cresceu 30%.