EQST

Tem Ou Tem Coisas?

Tem ou tem coisas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Tem ou tem coisas?

O problema é que o verbo ter merece uma atenção especial: tem (sem acento gráfico) é singular; têm (com acento circunflexo) é plural. Assim sendo, se o sujeito está no plural (=coisas estranhíssimas), o verbo deve concordar no plural: "Têm acontecido coisas estranhíssimas".

Porque a palavra tem é acentuada?

Porque quando o verbo -ter é conjugado na terceira pessoa do plural, ele leva acento.

Tem ou tem exercícios?

b) ( ) Paulo e João têm esperanças de sucesso com o novo negócio. c) ( ) Ela tem que revisar a apresentação. d) ( ) Os adultos têm responsabilidades maiores do que as crianças. e) ( ) Meus irmãos tem que pedir desculpas por suas atitudes durante o jantar.

Tem gerado ou tem gerado?

gerar

Tem muita gente ou tem muita gente?

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem. É usada também para concordar com sujeitos que dão noção de muitas pessoas, mas que são conjugados sempre no singular, como “todo mundo” e “gente”.

Tem pessoas ou tem?

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.

Onde é usado o por quê?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Qual porque usa para responder?

Quando usar o porque? Enquanto o por que (separado e sem acento) é utilizado, normalmente, em frases interrogativas, o porque (junto e sem acento) será utilizado para responder ao questionamento. Nesse caso, o porque assume a função de conjunção explicativa.