São alterações cardiovasculares associadas ao envelhecimento, EXCETO: a) Dilatação miocárdica.
Dentre muitos tipos, pressão arterial alta, colesterol elevado e acidente vascular cerebral (AVC) são as manifestações clínicas mais comuns das patologias cardiovasculares. Veja o que podemos fazer para preveni-las.
Ao longo dos anos, conforme vai aumentando o tamanho das células musculares do coração, o órgão tende a crescer e se tornar mais rígido. Além disso, suas paredes, artérias e arteríolas vão ficando mais espessas, o que pode tornar o trânsito sanguíneo um pouco mais lento.
Efeitos do envelhecimento no sistema respiratório
A capacidade vital dos pulmões e a força da musculatura respiratória atingem o máximo entre 20 e 25 anos de idade e diminuem depois disso. Com o envelhecimento (40 anos ou mais), as alterações acontecem nos alvéolos, as quais reduzem a área de superfície disponível para troca de oxigênio e dióxido de carbono.
Cada movimento respiratório é composto por uma inspiração e uma expiração. Em condições normais o ser humano possui um ritmo respiratório em torno de 14 movimentos por minuto.
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. ... Isso ocasiona um aumento da caixa torácica e diminuição da pressão em seu interior, permitindo a entrada de ar.