Bens inconsumíveis: são bens que não são destruídos pelo seu uso. Eles admitem o uso reiterado sem alteração de sua substância. Ex.: carro, livro para o estudante. Os bens inconsumíveis podem transformar-se em juridicamente consumíveis, como, por exemplo, um livro colocado a venda em uma livraria.
As indústrias de bens de consumo apresentam atividades relacionadas aos produtos direcionados para indivíduos e famílias, ou seja, os consumidores finais e os shoppers, que adquirem um produto para terceiros: uma mãe que compra papinha para o bebê.
Os bens de produção são bens-primários e estão atrelados à matéria-prima e sua extração. Alguns deles são ligados à energia necessária para a produção de outros bens. Eles serão utilizados por outras indústrias para a criação de um novo produto.
As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais.
Um exemplo comum de bem econômico de produção é o maquinário. Bens de produção também são definidos como bens que são destinados ao uso e somente depreciados depois de um longo período de tempo, como ferramentas, máquinas, equipamentos eletrônicos, edifícios, eletrodomésticos e automóveis.
Bens de capital são produtos da indústria intermediária, que são usados para produzir outros bens ou serviços com o objetivo de satisfazer a necessidade de consumidores e empresas.
Os bens de capital são bens intermediários, como equipamentos e instalações, necessários para a produção de outros bens e mercadorias. Alguns exemplos de bens de capital são as máquinas, as ferramentas, as fábricas, os motores, etc.