Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. ... As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n). O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide.
Assim, aquele ou o que possui três grupos de duplas cromossômicas'. Ser triploide significa dizer que a espécime tem seu material genético organizado em trios de cromossomos homólogos.
As euploidias são alterações cromossômicas numéricas que alteram todo o conjunto cromossômico de um indivíduo, ou seja, todo o seu genoma. Isso quer dizer que todos os cromossomos de um indivíduo são afetados, diferentemente da aneuploidia, em que ocorre a adição ou perda de apenas um tipo de cromossomo.
A triploidia pode ocorrer como resultado da fertilização de um óvulo normal haplóide por 2 espermatozóides normais (dispermia), da fertilização de um óvulo diplóide (erro na meiose materna I ou II) por um espermatozóide haplóide, ou da fertilização de um óvulo haplóide por um espermatozóide diplóide (erro na meiose ...
1. Uma célula haploide possui apenas um conjunto de cromossomos (n), enquanto células diploides têm dois conjuntos de cromossomos (2n). 2. Nos humanos, as células somáticas são diploides, enquanto os gametas são haploides.