Apesar de serem inúmeras as doenças causadas por fungos, algumas principais são:
Doenças de plantas são anormalidades provocadas geralmente por microrganismos, como bactérias, fungos, nematóides e vírus, mas podem ainda ser causadas por falta ou excesso de fatores essenciais para o crescimento das plantas, tais como nutrientes, água e luz.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
Mas os pesquisadores encontraram uma forma eficiente e barata de combater essa praga. Para isso, usa-se uma mistura de 5% de leite de vaca cru e 95% de água, que pode ser utilizada no controle do oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores.
Na Primavera e Verão deve também fazer uma poda de limpeza nas suas roseiras de forma a eliminar ramos secos, danificados e doentes e garantir a sanidade da planta. Lembre-se: ter roseiras bonitas exige cuidados redobrados.
Solo. As roseiras precisam de solos com boa drenagem, e de preferência solos argilosos, férteis, com pH entre 6,5 a 7.
Como eliminar as formigas A florista também recomenda o uso do vinagre dissolvido em água. Para fazer a receita caseira, misture o vinagre e a água em proporções iguais e borrife a solução tanto na planta quanto no substrato.
Confira dicas de como plantar manjericão em apartamento
Combine potes de vidro com boa vedação e geladeira Assim como feito para o processo de congelamento, descarte o talo do manjericão, lave bem suas folhas e deixe-as secar naturalmente. Depois, basta guardá-las em potes de vidro com boa vedação e fazer o armazenamento na geladeira por até cinco semanas.
Não adube o buxinho comum durante a dormência no inverno. O buxinho chinês, que não ficará completamente dormente no seu local de inverno, deve ser adubado uma vez por mês no inverno. Poda e Aramação: Apare os novos brotos deixando um ou dois pares de folhas.
Assim como as suculentas, as rosas do deserto gostam de água, mas não de solo encharcado, por isso é importante que elas sejam mantidas em um vaso com alto poder de drenagem. Cubra o fundo do vaso com pedras e tela plástica ou TNT para que as raízes não saiam pelos furos.
Pode molhar, mas nunca deixar água acumulada. No verão, o ideal é regar uma vez por semana e, no inverno, a cada 15 dias”. O que ela precisa em abundância, na verdade, é exposição ao sol. Guardar as rosas do deserto dentro de casa é o principal erro em seu cultivo – e você pode demorar para descobrir isso.
Peguei um palito de dentes, fui em uma rosa que eu tinha aqui, e retirei o pólen de dentro da flor e passei para a outra, para tentar. Eu refiz esse processo várias vezes na rosa do deserto, teve uma hora que deu certo e saiu a vagem. Agora tudo quanto é planta que eu vejo, eu vou lá e tento polinizar”, conta Lídia.
Como a rosa do deserto é uma planta de clima semiárido e está acostumada com bastante calor, o substrato ideal para plantar as sementes de rosa do deserto deve conter uma mistura de terra, areia grossa e húmus de minhoca.