São definidos como essenciais, quando alguma função vital exercida pelo mineral no organismo é comprovada, sendo então divididos em macro e microminerais em função das quantidades exigidas pelo organismo. Segundo o NRC (2006), são considerados microminerais: o cobalto, cobre, iodo, ferro, manganês, selênio e zinco.
Os sais minerais são elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial.
Os alimentos de origem mineral são oriundos da água e de minerais. O corpo não produz os sais minerais, por isso é necessário consumir alimentos que sejam boas fontes de cada um deles. A falta desses minerais no organismo pode provocar doenças como anemia, alterações ósseas e musculares, entre outras.
Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, substâncias que não são produzidas pelos seres vivos, e que são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo que a falta deles pode trazer muitos problemas à saúde, e até mesmo causar a morte.
Os minerais são classificados de acordo com a quantidade necessária no nosso corpo: Macrominerais: necessidade diária é maior. Suas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluidos corporais e secreções digestivas. Exemplos: sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo.
Estudo premiado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia revela que o manganês, elemento essencial ao metabolismo humano, pode levar a quadros de neurotoxicidade e estar associado a doenças como Parkinson e Alzheimer.
O consumo em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal, dor de cabeça, além de intoxicação e pedras nos rins. Há ainda estudos que apontam que a vitamina C fortalece as células tumorais de um paciente de câncer, enfraquecendo o efeito da quimioterapia.
O excesso de sódio no organismo pode causar cefaleia, hipertensão, parada respiratória, delírio, eritema da pele e outros distúrbios fisiológicos. A falta de sódio no organismo pode causar letargia, fraqueza, convulsões, dores de cabeça, anorexia e dificuldades de memorização.
Muito sal pode causar doenças como hipertensão arterial, além de problemas cardiovasculares e nos rins, devido ao aumento da glicose e da retenção de líquidos no corpo. Muito açúcar pode causar o acúmulo de gordura, à obesidade e a diabetes. O excesso de ambos prejudicam sua saúde e o seu shape.
É só seguir os passos a seguir.