A colecção das obras de Platão compreende trinta e cinco diálogos e um conjunto de treze cartas. Os seus diálogos podem ser considerados dentro de quatro períodos distintos: · Diálogos considerados de juventude ou socráticos, até cerca de 390 a.C. (antes da morte de Sócrates).
A República
Obras de Platão
A partir de então, tem-se uma dualidade de mundos na filosofia de Platão no que diz respeito às coisas que existem e que podem ser conhecidas. Estes dois mundos são conhecidos pelos nomes de Inteligível (das Idéias) e Sensível (das Representações).
Viajou por Cirene, Itália e Egito, entrando em contato com grandes mentalidades da época. Foram doze anos aprendendo, e criando sua própria filosofia.
Diálogos de Platão
Na crítica a escrita, no final do Fedro, Platão questiona a eficácia da escrita na transmissão do conhecimento, um texto é estático, morto, não é capaz de se defender e mudar, não pode escolher o interlocutor.
Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.
Já Aristóteles define o amor como Philia, que nada mais é que alegria, o amor da alegria é aquele que quer que o momento seja eterno, o convívio com a família, esposa, namorada, que se ama, deve ser duradouro, com o curso que faz, com a profissão escolhida, dessa forma não há rejeição ou pressa de que oque se faz acabe ...
Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.
Ele é definido por Platão como um amor ligado à ideia do desejo. Amar alguém, portanto, significa desejar fortemente aquela pessoa. ... Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.
“O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.” “Os que mais amaram ao homem lhe fizeram sempre o máximo dano. Exigiram dele o impossível, como todos os amantes.” “Acabamos por amar nosso próprio desejo, em lugar do objeto desejado.”
Em sua obra máxima, “O Mundo com Vontade e Representação”, Shopenhauer explica porque o amor é um tema eterno: “O amor” é o objetivo último de quase toda a preocupação humana; é por isso que ele influencia nos assuntos mais relevantes, interrompe as tarefas mais sérias e por vezes desorienta as cabeças mais geniais.
Resposta: "O amor de Platão não é um amor feliz”, ironizou. Mas a relação do amor platônico com a empresa vai além do vínculo trabalhista. ... O amor de Aristóteles é o amor pelo mundo, quando o mundo faz bem.
Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.
1. No sentido genérico, tanto pode designar o estado afetivo de alguém tendo por objeto uma pessoa (ex.: sentimento de inveja) quanto a paixão ou emoção superior (ex.: o sentimento estético). 2. Conhecimento imediato (sensação) que não pode ser justificado racionalmente.
Sentimentos são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos. A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros.
Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico.
Amor Não Se Explica
Sentimento: os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutra (compaixão, surpresa). ... O sentimento é estar ciente dessa emoção.
“Conseguir identificar e entender suas próprias emoções e sentimentos contribui para que a criança se desenvolva de forma íntegra. Quando os sentimentos são reconhecidos e entendidos, facilitam o campo das relações com o outro e consigo mesmo”, explica a professora do Infantil I, Amanda Rebello.
Esses sentimentos, pensamentos, palavras e atos sempre voltam carregados com a mesma qualidade daquilo que foi emitido. Isso explica parte, o “porquê” da vida de muitas pessoas, estarem tão sobrecarregadas de problemas, doenças, sofrimentos, tristezas, faltas de qualquer tipo, entre outros.
Expressar as emoções e saber receber e aceitar os sentimentos é muito importante para aprender a lidar com eles. Algumas pessoas podem pensar em não expressar suas emoções e sentimentos por achar que são ruins ou por receio de não serem respeitadas e validadas socialmente.
As emoções são fundamentais para nossa sobrevivência. Se a raiva não tivesse função viveríamos calmos, da mesma forma com a tristeza, o medo, a alegria, entre outras. As emoções são uma resposta rápida a algum estímulo do ambiente. ... Entender as nossas emoções é fundamental para um estado de saúde e bem-estar.
As emoções são básicas e indispensáveis As emoções favorecem a convivência, a interação e a ação e dizem muito do que somos e pensamos. Conhecer o que você sente e como seu organismo reage é fundamental para aprender a conviver melhor com esse turbilhão de emoções que nos invadem a todo momento.
A principal função das emoções é estabelecer um determinado estado de informações dentro do corpo que nos permitem ter respostas rápidas em diferentes situações como as de risco, por exemplo.
Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento.