A homeostase ou homeostasia é o processo pelo qual o organismo mantém constantes as condições internas necessárias para a vida. O termo é aplicado ao conjunto de processos que previnem variações na fisiologia de um organismo.
A fisiologia vegetal é o ramo da Botânica que estuda o metabolismo, o desenvolvimento, a reprodução e outros aspectos da vida dos vegetais.
Enquanto a anatomia preocupa-se com as estruturas do corpo, a fisiologia faz o papel de explicar o funcionamento dessas estruturas. Essas áreas, porém, estão interligadas, pois conhecer uma estrutura e sua função é fundamental para compreender o funcionamento do corpo de um ser vivo.
Este, para reparar os “danos” causados pelo exercício, estimula ou suprime diversas substâncias produzidas pelo nosso corpo e essas substâncias, uma vez suprimidas ou produzidas para atingir um tecido alvo, gerarão efeitos agudos, que se estimulados repetidamente, se tornarão crônicos.
RESPOSTAS ADAPTATIVAS AO EXERCÍCIO FÍSICO Exemplos: aumento da frequência cardíaca e da pressão; aumento da temperatura corporal; aumento da frequência respiratória. ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física.
A dor aguda é semelhante à febre, surge de repente e precisa ter descoberta a causa que, uma vez resolvida, faz desaparecer o sintoma inicial. Quando ela dura mais de seis meses, torna-se crônica e deixa de ter alguma função aviso e se torna uma doença. Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com ela.
Significado de Crônico O que se repete infinitamente; permanente. [Medicina] Que dura muito, que permanece por um longo período na vida do paciente: doença crônica. [Medicina] Que possui essa doença de longa duração: paciente crônico.
Humor. Além de afetar o funcionamento do cérebro em geral, o comportamento sedentário também altera a química do cérebro. Segundo um estudo feito em 2018, ficar sedentário por mais de três horas por dia foi associado a um maior risco de apresentar sintomas depressivos.