A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. ... As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas ou eucarióticas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.
Todas as células possuem três componentes básicos, são eles: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana plasmática é responsável por envolver e proteger a célula e também controla a entrada e a saída das substâncias para o interior da célula.
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Partícula viral é a estrutura molecular que constitui um vírus. Ela é composta basicamente por ácido nucléico e proteínas, mas adicionalmente podem conter lipídios e carboidratos. O material genético viral é composto por uma ou mais moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA).
Criação de um modelo de célula animal
A membrana plasmática é uma estrutura que delimita a célula, separando meio externo e meio intracelular; A membrana plasmática apresenta em sua composição proteínas, lipídios, carboidratos e esteroides; ... O transporte de substâncias pela membrana pode ocorrer de duas formas: transporte ativo e transporte passivo.
Entre as organelas presentes em células animais e vegetais, podemos citar os ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos e mitocôndrias. As organelas típicas da célula animal são os lisossomos e os centríolos.
Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:
As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.
Nas células animais, como não há parede celular, há uma divisão da membrana plasmática por estrangulamento, e a citocinese é chamada de centrípeta. Nas células vegetais, devido à presença de uma parede celular, não é possível ter uma divisão por estrangulamento.