Gostaria de saber o seguinte: por quanto tempo um computador comum pode ficar ligado ininterruptamente? O “liga/desliga” pode comprometer a vida útil do da máquina?
Aplicativos como o TeamViewer tornam possível o acesso remoto ao seu computador pessoal, o que é extremamente interessante para os casos em que você esquece um arquivo importante que deveria levar para o trabalho (Imagem: Reprodução)
O principal argumento utilizado por quem deixa o computador sempre ligado é que ele está sempre pronto para ser usado, bastando ligar o monitor ou abrir a tampa do notebook (Imagem: Reprodução)
Essa realidade já não existe há anos, sobretudo porque os sistemas operacionais modernos conseguem lidar bem com seus recursos, limpando o cache da memória e do disco rígido de tempos em tempos e abrindo espaço para que o computador permaneça ligado ininterruptamente sem queda de desempenho.
Manter um computador sempre atualizado requer paciência e trabalho. Isso porque atualizações, rotinas de backup e varreduras antivírus devoram o poder de processamento do computador e sobrecarregam o disco rígido, inviabilizando seu uso.
Ao deixar o PC ligado direto é possível programar as atualizações do sistema operacional, verificações do antivírus, backups e downloads ou uploads de arquivos pesados para os momentos em que o dispositivo não vá ser utilizado. Essas tarefas demandam recursos do sistema, principalmente ocupando memória RAM e largura de banda, portanto realizá-las pode comprometer muito a velocidade do dispositivo e atrasar outras tarefas mais importantes.
Quanto ao hábito de “ligar e desligar” frequentemente o computador, pode haver sim desgaste de algum componente (o HD, por exemplo) por consequência desta prática, mas normalmente não se trata de nada significativo, não ao ponto de você ter a necessidade de manter a máquina funcionando constantemente só para evitar seu desligamento, com possível exceção para o “liga/desliga” realizado várias vezes por dia.
O desgaste térmico causado por deixar o PC ligado o tempo inteiro também pode reduzir a vida útil dos seus componentes, mas é improvável que você o utilize por tanto tempo. No entanto, um computador se beneficiará de um reiniciamento de tempos em tempos, principalmente em dias muito quentes é melhor dar ao PC tempo para esfriar-se adequadamente, e se você for viajar ou passar muito tempo longe do PC, o melhor é desliga-lo, assim como também retirá-lo da tomada para evitar danos e custos a mais com a parte elétrica.
Todas as peças e componentes de um dispositivo possui um prazo de vida útil. E deixar o PC ligado o dia todo produz um estresse constante sobre esses componentes. Uma luz de fundo do monitor, por exemplo, pode durar cerca de 10 mil horas, e até mesmo o SSD tem um prazo de utilização, ele suporta aproximadamente 1 Petabyte de informação gravada. No entanto, é improvável que você use o seu dispositivo até o fim do prazo da vida útil do seu hardware, mas se você é apegado aos seus eletrônicos e deseja que a longevidade do seu PC seja acima do comum, é bom levar isso em conta e pensar em desligar o PC a noite.
Querendo você ou não, manter o computador sempre ligado irá abreviar a vida útil dos seus componentes, o que pode antecipar o surgimento de problemas que poderiam aparecer mais à frente (Imagem: Reprodução)
É válido frisar que, independente do computador permanecer ligado por muito tempo ou não, estamos falando de um equipamento composto por vários dispositivos eletrônicos que, por sua natureza, podem falhar a qualquer momento. Sendo assim, por mais cuidadoso que você seja, é importante fazer backup (cópia) de seus arquivos regularmente.
Manter o computador ligado o tempo todo também permite que você tenha acesso a ferramentas, documentos e programas a partir de outros locais utilizando programas de acesso remoto.
Reiniciar ou desligar o computador de tempos em tempos ainda é a melhor alternativa para evitar o surgimento de pequenos problemas que não só afetam os usuários, como também os irritam (Imagem: Reprodução)
Atualmente, é possível conectar diversos aparelhos como smartphones e tablets ao PC para acessar arquivos, por exemplo, remotamente utilizando um software apropriado da internet. No entanto, isso não é possível caso o dispositivo esteja desligado. Se você não quer ter problemas ao esquecer de enviar um documento importante para o trabalho ou até mesmo se for necessário acessar um programa remotamente no computador, é melhor manter o dispositivo ligado.
No caso de curto-circuitos, a prevenção pode ser feita utilizando no-breaks, que mantêm tudo funcionando mesmo com o corte repentino do fornecimento elétrico. Apesar de cumprirem o que propõem, esses dispositivos são caros demais para o uso doméstico.
E você? Mantém o computador ligado o tempo todo ou prefere desligá-lo quando não está por perto? Comente na caixa dos comentários aqui embaixo e conte para a gente o porquê.
Quedas de energia, surtos elétricos e curtos-circuitos são raros de acontecer, mas caso ocorram quando o dispositivo está ligado podem danificam os componentes eletrônicos de um computador. Qualquer produto eletrônico que demande uma grande quantidade de energia pode sofrer com esses eventos caso estejam conectados a rede elétrica, tendo peças mais sensíveis como a de um PC ou não.
Os sistemas operacionais atuais são ótimos no gerenciamento de recursos das CPUs, diferente dos modelos mais antigos que precisavam ser reiniciados o tempo inteiro para resolver problemas de lentidão. No entanto, ainda assim é recomendável que você ao menos reinicie o seu PC periodicamente. Desligar ou reiniciar o computador significa fechar todos os processos e reabri-los novamente, o que pode ocasionar em uma melhor performance, para assim liberar o sistema e combater possíveis bugs e travamentos. Caso algum aplicativo ou dispositivo anexo, como uma impressora, deixe de funcionar, é ideal que você reinicie a máquina.
Apesar disso, a reinicialização da máquina ainda é a principal forma de resolver alguns inconvenientes do dia-a-dia. Desde um programa que empaca e não quer abrir por nada no mundo, até uma impressora que simplesmente parou de funcionar, uma reiniciada rápida é capaz de por tudo de volta nos trilhos.
Isso ocorre porque ao ligar o dispositivo, os componentes da máquina precisam ser acordados e isso acontece via corrente elétrica. Após a entrada de energia, ela percorre primeiro a fonte de alimentação, e passa por conversões para chegar com a voltagem correta a todos os outros componentes. Nesse processo, ocorrem também variações de temperatura entre os períodos de ligar e desligar o PC que devem ser levados em conta. As peças internas do computador são extremamente sensíveis e o estresse provocado pelo calor, e até mesmo a falta dele, também pode contribuir para o desgaste dos componentes eletrônicos.
Em contrapartida, caso você use seu desktop por apenas uma ou duas horas por dia ou até mesmo menos do que isso, é fortemente recomendado que você o desligue. Assim, é possível aumentar a vida útil do dispositivo já que o calor gerado de maneira constante pelo computador ligado também é um problema em potencial para os componentes eletrônicos. Não é por acaso que um PC é equipado com ventiladores, caso algum componente apresente temperaturas para as quais não está programado, é possível que ele sofra danos irreversíveis. Mas existem ainda outros motivos para levar em conta na sua escolha, confira.
“A opção de suspender funciona bem pois coloca o dispositivo em um estado de baixo consumo sem o desligar completamente”, afirma Steven Leslie. Nesse modo, o computador fará o sistema operacional desativar uma série de componentes não vitais, diminuindo o desgaste mecânico de algumas peças e a quantidade de energia consumida pela máquina. No entanto, a memória RAM do equipamento continuará ativa e suas operações poderão ser reativadas rapidamente voltando do ponto onde parou.
Computadores e notebooks O cálculo do consumo de aparelho desse é mais fácil, já que é único. Então, se o fabricante informa que o computador tem um consumo de energia de 0,09 kWh e esse computador fica 5 horas ligado por dia, por exemplo, no fim do mês o consumo será de 13,5 KWh (0,09 x 5x 30) = R$4,05.
A configuração do equipamento influencia diretamente na potência da fonte, mas a maioria dos notebooks vêm de fábrica com fontes de 65 W. Por outro lado, os computadores voltados a programadores, gamers, designers e outros que possuem uma configuração diferenciada para usos específicos, costumam ser bem mais potentes.
25 watts
Ficha técnica