A expressão “Dança-Teatro” (Tanztheater, em alemão) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de dança, na qual a maior referência é a realidade humana.” O conceito de dança-teatro surgiu na Alemanha, no Folkwang Tanz-Studio, criado por ...
“As teorias e práticas teatrais de Bertolt Brecht são relevantes para a história da dança-teatro alemã” (FERNANDES, 2009). Através de temas sócio-políticos, Brecht instigava o reconhecimento de situações cotidianas pelo espectador, e sua ação e tomada de decisão para mudá-las (FERNANDES, [2006?]).
GREBLER, S. A. Maria, A dança – teatro e as formas coreográficas da modernidade. In Cadernos do JIPE – CIT N.18 – Estudo em movimento I: Corpo, Crítica e História. Salvador, Universidade Federal da Bahia/UFBA/PPGAC, 2008:114 a 126.
A expressão dança-teatro (tradução da expressão alemã "Tanztheather") era usada por Rudolf Von Laban para descrever uma arte independente das outras; com coreografias que incorporavam movimentos do cotidiano e movimentos abstratos em uma forma narrativa. É uma dança com "efeito de teatro”.
SCHMIDT , Jochen. Reflection of the times. Theinter-and-multimidia of Tanztheather in Germany. In: TANZTHEATHER today. Thrirty years of german dance history. Hannover, Kallmeyersche, 1977, p.8-12.
A dança é uma das várias manifestações artísticas da cultura humana, sendo considerada o 2.º tipo de arte, embora nem sempre seja nomeada como tal, podendo servir para fins recreativos, esportivos ou até mesmo comunicativos. É difícil precisar quando ela surgiu, uma vez que sempre esteve presente na história humana.
Muito mais do que simplesmente unir teatro e dança, a dança-teatro é uma expressão artística que se vale de múltiplas linguagens para a elaboração de uma estética e uma dramaturgia própria, diluindo a fronteira entre essas modalidades artísticas, de tal forma que não se identifica onde começa um e termina a outra.
“A linguagem da dança-teatro (Tanztheater) surgiu no âmbito da dança moderna alemã, que lançava novas bases para a arte da dança no início do século XX. Rudolf von Laban (1879-1958) é considerado o pai da dança moderna na Europa. Foi a partir do seu amplo estudo sobre o movimento humano e dos trabalhos de Kurt Jooss (1901-1979), seu discípulo, que o novo gênero dança-teatro surgiu na década de 1920 ” (SILVEIRA, 2009, p. 4).
Dança e Teatro são linguagens artísticas tão antigas quanto a própria humanidade. Afinal, desde tempos muito remotos, os homens se expressam artisticamente, por meio de seus corpos, de diferentes maneiras.
Rudolf von Laban (1879-1958) é considerado o pai da dança moderna na Europa. Foi a partir do seu amplo estudo sobre o movimento humano e dos trabalhos de Kurt Jooss (1901-1979), seu discípulo, que o novo gênero dança-teatro surgiu na década de 1920 ” (SILVEIRA, 2009, p. 4).
PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no processo criativo de ES-BOÇO: espetáculo cênico com os alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. 2007:182. Tese. (Doutorado em Artes). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Pina Bausch traz em seus trabalhos influências de seu treinamento na escola fundada por Kurt Jooss, Folkwang Hochschule, e de suas experiências de arte e dança no período em que esteve em Nova York, nas décadas de 60/70 (FERNANDES, [2006?]).
Sendo as criações de Pina Bausch enraizadas nos elementos da escola fundada por Kurt Jooss e nos trabalhos norte-americanos de "interartes", apresentam, portanto, características marcantes, que enfatizam as relações humanas, o vocabulário de movimento cotidiano e a colaboração entre diferentes formas de arte, cujas características definem a dança-teatro de uma forma geral (FERNANDES, [2006?]).
A linguagem da dança-teatro (Tanztheater) surgiu no âmbito da dança moderna alemã, que lançava novas bases para a arte da dança no início do século XX. ... Portanto, serão observadas as transformações realizadas pela dança moderna, para que se possa situar o contexto do surgimento da dança-teatro.
KARINA, Lilian and KANT, Marion. Hitler’s Dancers – German Modern Dance and the Third Reich. Tradução de Jonathan Steinberg. New York, Berghahn Books, 1996 (2004 para o inglês).
No período em que esteve em Nova York, evidenciava-se uma corrente de dança moderna, onde “dançarinos e coreógrafos norte-americanos juntavam-se a artistas plásticos e músicos na produção de trabalhos colaborativos, expressando preocupações sócio-políticas sobre os direitos humanos, o meio-ambiente, feminismo, e questionando o conceito de arte. Artistas pretendiam derrubar a separação entre arte e vida cotidiana, dançarinos/atores e plateia. As peças colaborativas envolviam movimentos e trajes da vida cotidiana, contra uma representação teatral formal e artificial” (FERNANDES, [2006?]).
FISCHER, E-E. Reflection of the times. Theinter-and-multimidia of Tanztheather in Germany. In: TANZTHEATHER today. Thrirty years of german dance history. Hannover, Kallmeyersche, 1977. pp.17-20.
O teatro e a dança estão intimamente ligados nesses rituais onde cidadãos contam as histórias (míticas ou reais) de seus povos; e dança-teatro resgata um pouco desse caráter. O pilar fundamental da dança-teatro é unir a dança e o teatro pelo seu ponto mais conflitante para daí surja um espetáculo. Djan Krystlonc disse... Bem vindo Jonas!
Duas diferenças encontradas são, portanto: o modo de expressão, que geralmente inclui falas e uma narrativa evidente, no caso do teatro, e a função, que, pode ser, no caso da dança, por divertimento e entretenimento, enquanto no teatro, geralmente tem objetivos mais amplos.
Resposta: O teatro é uma arte que se fundamenta na interpretação de histórias e atividades. ... O teatro usa movimentos do corpo, a fala e outros elementos como instrumentos de expressão. A dança é uma arte que propõe a expressão através de movimentos coreografados ou não, e busca também expressar sentimentos.
As danças moderna e teatral surgiram nos últimos anos do século XIX e se consolidaram nos primeiros anos do século XX. Estão enraizadas e possuem intenções diferentes dos demais tipos de danças conhecidos. Objetivam transmitir aos espectadores senso de realidade interior e exterior.
Dança Clássica Nos rituais pré-históricos, a dança era uma das principais formas de expressão e de aproximação dos Deuses. Dança moderna é hoje muito mais sofisticada, tanto em técnica quanto em tecnologia, que começou a ser dançada pelos bailarinos clássicos. ...
Algumas diferenças entre o balé clássico e a dança moderna é que nesta os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc. e seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica fechada. A Dança Moderna apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Acadêmica ou Clássica.
A Dança Moderna, emergida nos últimos anos do século XIX e firmada nos primeiros anos do século XX, tem raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham com contrações, torções, desencaixes, lesões, etc. Seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica organizada.
A dança clássica exige uma grande concentração por parte do bailarino, o qual deve executar movimentos corporais com muita precisão, coordenação e graciosidade. ... Os bailarinos usam roupa aderente ao corpo de modo a que os seus movimentos possam ser apreciados com maior facilidade.
Elementos da dança A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.