Após 6 ou 8 horas, a fluoxetina atinge sua concentração máxima no organismo. Porém, para que surta efeito terapêutico, a recomendação é que o medicamento seja utilizado diariamente, sendo esperado que seus efeitos se tornem evidentes depois de um período que varia entre 2 e 6 semanas.
Apesar de não atuar no centro de controle da fome, a fluoxetina, que serve para tratar a ansiedade e a depressão, é capaz de levar ao emagrecimento por ajudar a controlar a ansiedade, que muitas vezes é o que leva o indivíduo a comer exageradamente mesmo sem fome.
Olá, não existe um horário determinado para que a fluoxetina seja tomada. Alguns pacientes sentem um pouco de sedação no inicio do tratamento e por isso, preferem tomar a noite. Outros, ao contrário, sentem-se mais estimulados, então preferem tomar pela manhã.
A fluoxetina emagrece, pois esse pode se um de seus efeitos colaterais – por ser um antidepressivo que regula diversas substâncias no organismo do paciente. Apesar de não atuar no controle da fome, é capaz de levar o paciente a perda de peso.
Sim, pode! Porém, como o colega falou, alguns pacientes se queixam de insônia tomando a noite! Contudo, alguns pacientes tem sonolência após tomar os comprimidos, se esse for o seu caso, ou caso você não tenha nenhum tipo de alteração no seu ciclo do sono com o uso da medicação, você pode tomar só ao deitar sim.
O medicamento costuma ser tomado em dose única diária, mas doses acima de 20 mg podem ser divididas em duas tomadas ao longo do dia.
A fluoxetina, e seu metabólito ativo, a norfluoxetina, têm meia-vida longa, então pode ser usada apenas uma vez ao dia, em dose única. Caso prefira dividir da forma que relatou, 40mg pela manhã e 20mg à tarde não há qualquer problema. Abraços.
Depressão: a dose recomendada é de 20 mg/dia. Bulimia Nervosa: a dose recomendada é de 60 mg/dia. Transtorno Obsessivo-Compulsivo: a dose recomendada é de 20 mg/dia a 60 mg/dia.
Resultado: Pacientes que receberam altas doses de antidepressivo tiveram duas vezes mais comportamentos suicidas do que aqueles que tomaram a dose usual. Também foi visto que a eficácia do medicamento em indivíduos de até 24 anos é modesta.
Certamente, se você tomar mais que a dose recomendada de amitriptilina, você pode ter sintomas e efeitos colaterais graves como: Arritmia cardíaca. Convulsões. Coma (perda da consciência)
As manifestações clínicas de superdosagem incluem: disritmias cardíacas, hipotensão 5 grave, convulsões e depressão do SNC 6 incluindo coma 7. Alterações no eletrocardiograma 8 são indicações clínicas significativas de toxicidade 4 com antidepressivo tricíclico.
50 a 100 mg/dia, de preferência à noite em uma única dose diária. Alcançada a melhora, reduzir até a mínima dose necessária. É apropriado continuar a terapia de manutenção por três meses ou mais para reduzir a possibilidade de recidiva.
Existe uma melhor hora do dia para usar esse medicamento? Dado o efeito de sonolência da amitriptilina, em geral, ele deve ser tomado à noite, próximo da hora de dormir. Mas como o tratamento é sempre personalizado, siga as orientações de seu médico sobre o esquema de doses.