Hepatite B crônica é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite B que durou por mais de seis meses. A maioria das pessoas com hepatite B crônica não apresenta sintomas, mas alguns sentem um mal-estar geral e perda do apetite. Ter hepatite B crônica também aumenta o risco de câncer hepático.
A melhor forma de não contrair a doença é, claro, a prevenção. Hoje, existe vacina para a hepatite B, inclusive em campanhas do Ministério da Saúde, que deve ser tomada em suas três doses, respeitando-se os intervalos entre cada uma. Caso não sejam tomadas todas as doses, o tratamento se torna ineficaz.
Todos os pacientes c hepatite C crônica devem ser considerados candidatos ao tratamento antiviral. Essa doença tem progressão para Cirrose e/ ou carcinoma hepatocelular. Sugiro um atendimento especializado com HEPATOLOGISTA. Em relação à analgésicos para dor de cabeça faça uso de Dipirona e / ou paracetamol.
Os pacientes que sofrem de hepatite devem ser avaliados sobre o grau de gravidade de sua doença antes de tomar analgésicos. Pois medicamentos simples como o Paracetamol em alguns casos podem desencadear uma hepatite fulminante e a Dipirona pode agravar uma plaquetopenia, causando sangramentos.
Como tratar: O tratamento consiste na suspensão da ingestão de álcool e uso de remédios como o ácido ursodesoxicólico ou fosfatidilcolina, que reduzem a inflamação do fígado e aliviam os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário um transplante de fígado.