Dessa forma, em toda sílaba sempre terá uma vogal, mas somente apenas uma vogal. As vogais são: a, e, i, o, u. Elas são classificadas de acordo com alguns critérios como a função das cavidades bucal e nasal, a zona de articulação, o timbre e a intensidade.
2- Ponto de articulação: é o lugar onde a corrente de ar é articulada (lábios, dentes, palato...). ... e- palatais- dorso do língua + céu da boca. f- velares- parte superior da língua + palato mole. 3- Função das cordas vocais: se a cordas vocais vibrarem, a consoante será sonora; caso contrário, a consoante será surda.
Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “F” e depois escolherem uma cor e pintarem toda a letra “F”. Quando terminarem, peça para as crianças colarem grãos de feijão sobre o traçado da letra “F” para decorá-la. Você pode também propor uma brincadeira com as crianças.
Cartaz Família Silábica Q : qua, que, qui, quo.
Tudo depende da vogal que se segue: qua, que, qui, quo. Às vezes pronunciamos o "u", outras não.
A partícula wa, neste caso, ao invés de わ , se escreve は, mas assumindo o som “wa” ao invés de “ha“. A expressão “dewa arimasen” é uma negação, como se fosse um “não é“.
Não existe o "qa", "qe", "qi", "qo", "qu". Devemos então ensinar o "qua", "que", "qui", "quo" e o .... como diríamos "quu" ???? E por que "qua", na palavra "quatro" se pronuncia "cuatro", e "que" em "queijo" não se pronuncia "cueijo" ?
As sílabas complexas são formadas, principalmente, por dígrafos (rr, ss, nh, ch, lh,…) e encontros consonantais (tr, dr, fr, pl, bl, cl,…). Ocorre também a junção de uma vogal e uma consoante na mesma sílaba (como al, as, az, ar,…), bem como a mudança fonética de uma consoante (como ce, ci, ge, gi,…).
Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada. Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em 'u'.