Lucíola é um romance urbano, em que Alencar transforma a cortesã em heroína, esta purifica sua alma com o amor de Paulo. Ela não se permite amar, por seu corpo ser sujo e vergonhoso, e ao fim da vida, quando admite seu amor, declara-se pertencente a Paulo. É a submissão do amor romântico, onde a castidade valorizada.
Personagens
Porém, Lúcia ainda não pode ser completamente perdoada, pois a sociedade não esquece, e ela sofre uma autopunição: Lúcia morre por causa do filho que ela teve com Paulo, fruto de um amor físico proibido – uma vez que eles ainda não haviam atingido o “amor espiritual” quando o conceberam.
O romance Lucíola conta a história de Lúcia, uma cortesã. Paulo é o narrador e narra sua chegada ao Rio de Janeiro em 1855, onde vê Lúcia a primeira vez. Sem saber que ela era cortesã, ele se apaixona por ela nesse primeiro momento, porque a vê como uma menina encantadora, meiga e angelical.
José de Alencar
O título dado à coletânea de cartas, “Lucíola”, é uma analogia entre o inseto Lucíola e a personalidade de Lúcia. O narrador compara o “inseto noturno que brilha em meio à lama” à “pureza da alma de Lúcia, que ainda existe apesar de ela estar num abismo de perdição”.
Lucíola: Diminutivo de Lúcia, ver esse nome. Revela paixão pelas pequenas coisas que a vida oferece, porém sem as quais não seria possível ser feliz. É próprio de mulheres que valorizam as amizades antigas e a fidelidade.
Em Lucíola encontram-se pelo menos duas grande manifestações desse subjetivismo romântico. A primeira grande manifestação de subjetivismo está na própria estrutura narrativa do romance. Trata-se de um romance de “primeira pessoa”, em que a história é narrada do ponto de vista de uma só pessoa.
Biografia de José de Alencar O escritor José Martiniano de Alencar nasceu em 1º de maio de 1829, em Messejana (atual bairro de Fortaleza, Ceará).
José de Alencar
Trilogia indianista de José de Alencar se refere aos três romances de temática indigenista escritos por José de Alencar: O Guarani, Iracema e Ubirajara.
Trilogia Realista é como alguns estudiosos denominam ao conjunto formado pelos tres romances mais representativos da fase realista do escritor Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), e Dom Casmurro (1899).
Resposta. Machado de Assis criou romances que sondam a mente humana, expondo ao leitor a índole dos personagens. Mas a maior contribuição dele foi a criação da escola literária no Brasil conhecida como Realismo com a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1881.
O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.
O Romance Urbano ou de Costumes, como também é conhecido, caracteriza-se pela descrição das paixões, dos interesses e do comportamento dos membros da elite carioca brasileira no início do século XIX. ...
O autor descreve a cidade, a sociedade e os costumes com malícia, humor e sátira em um momento de mudança da mentalidade colonial para a vida da corte. O personagem principal "Leonardo" é considerado um "anti-herói", vive à margem da sociedade e se comporta desta maneira.
José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Joaquim Manuel de Macedo e Érico Veríssimo são os principais representantes do romance urbano brasileiro. Com Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, o romance urbano atingiu seu ápice.
Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade. ... É, em resumo, o texto corrido. O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos de texto em prosa.
A prosa romântica regionalista no Brasil representa o povo, diferente dos nobres na Corte. Demonstra o ambiente rural, em oposição às cidades. Representam o sertanejo, as paisagens e os costumes do sertão.