A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Weber não considerou a burocracia como um sistema social, mas principalmente como um tipo de poder.
Chegou-se à conclusão de que, apesar das diferenças nas trajetórias intelectuais de Tragtenberg e Prestes Motta, a burocracia é entendida por ambos como organização, poder e controle.
Características (Weber) Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas; Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos; Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações.
Características da teoria da burocracia A burocracia é uma organização composta por uma série de normas e regulamentos, os quais se estabelecem por escrito. Ela se baseia em uma legislação própria na qual se define e pauta qual será o funcionamento e como será sistematizada a administração e organização burocráticas.
A Teoria Burocrática possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Além disso, a preocupação é apenas com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções. O comportamento pessoal das pessoas não é levado em consideração. Sendo assim, podemos citar como vantagens do modelo, a consistência e a eficiência.
Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez. ... O objetivo é proporcionar comprovação, impossibilitando equívocos.
A importância da burocracia na garantia da máxima eficiência nas organizações se dá no fato de que ela representa um papel fundamental no que tange a eficiência de uma organização, já que é através da burocracia que os objetivos institucionais são atingidos. Ela ajuda muito na tomada de decisões de forma ágil e eficaz.
Além de abranger também a divisão de trabalhos e responsabilidades, ter hierarquia e compreender relações impessoais. As vantagens da burocracia são: possui caráter racional, é precisa na definição das funções, agiliza as decisões, possui constância e confiabilidade e uniformiza os procedimentos.
A teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, para almejar a excelência. Atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). ... A teoria da burocracia Max Weber é a forma detalhada de explicar como as atividades serão realizadas.
Os procedimentos burocráticos estruturados e desenvolvidos de forma excessiva causam muitos prejuízos aos negócios. ... Outro efeito negativo do excesso de burocracia é o conjunto de empecilhos impostos no caminho da produtividade. Invariavelmente, quando a produtividade é prejudicada, a empresa também perde dinheiro.
A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são suas características básicas. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.