O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
O Dadaísmo foi um movimento que se baseava na "antiarte", ou seja, qualquer tipo de forma de arte não deveria ter sentido. Observa-se que foi um movimento de revolta contra as futilidades encontradas no mundo burguês.
Movimento artístico europeu O Dadaísmo foi um movimento que surgiu no início do século XX dentro de um cabaré em Zurique, Suíça no ano de 1916. ... A proposta do Dadaísmo era que a arte fosse solta e espontânea, pautada na ironia, liberdade, absurdo e pessimismo.
Resposta. Considera-se que o Dadaísmo morreu em 1922, depois que um dos seus precursores, Tristan Tzara, realizou uma palestra dizendo que, como tudo na vida, o Dadaísmo era inútil. Em 1924, o Dadaísmo converteu-se ao Surrealismo com o manifesto de André Breton.
O termo é criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).
O ready-made é manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à ...
Qual é a importância de Marcel Duchamp para a arte contemporânea? ... Ele demonstrou que a arte não está em “fazer algo difícil”, como uma reprodução perfeita de um retrato. A arte está no efeito que qualquer coisa apresentada tem sobre o espectador. A arte está em fazer sentir e pensar ao mesmo tempo.
Para elaborar um ready-made, uma sugestão seria a seguinte:
Blainville-Crevon, França
Marcel , com a criação do Ready-made, tinha como objetivo dar novas interpretações e novos sentidos ao fazer artístico , queria romper com o antigo comprometimento com o belo , contestando o que realmente seria arte.
Como já mencionado, Duchamp (1887-1968) é considerado um dos precursores da Arte Conceitual. Por meio do ready-made, o seu maior conceito criativo, Duchamp introduziu objetos do cotidiano os elevando à categoria de obra de arte, com o propósito de chocar e romper com o cartesianismo.