Para obter-se o peso liquido, divide-se o peso bruto pelo fator de correção. PL = PB/FC Peso bruto (PB): Peso total do alimento ao ser adquirido na compra. Peso utilizado para cálculo de custo. PB = PL x FC RESTO x REJEITO Os custos com matéria-prima envolvem produtos descartáveis, gêneros alimentícios.
Ele se refere à quantidade do produto, em gramas ou quilos, desconsiderando o peso da embalagem ou de qualquer outro objeto colocado nela, como brindes. ... Já alimentos em conserva, além de indicar o “peso líquido”, precisam explicitar o “peso drenado”, ou seja, desconsiderando o peso da calda ou fluido.
1) “peso líquido”: o peso do produto sem a embalagem em que é acondicionado, mas ainda congelado e revestido de fina camada de gelo; 2) “peso desglaciado”, “drenado” ou “escorrido” (este último, utilizado em Portugal): o peso do produto desembalado e livre de todo o gelo utilizado em sua conservação.
O peso drenado é a quantidade do produto declarada na embalagem, excluindo o peso da própria embalagem e de qualquer líquido, solução, caldo, vinagre, azeite, óleo ou suco usados como conservantes.
O peso do metro cúbico de areia varia de acordo com a composição da areia, com isso, pode - se citar alguns tipos: Areia fina = 1400kg/m³; Areia grossa = 1.
No caso do cimento, este número varia de acordo com o tipo de cimento, mas para efeito prático são considerados valores entre 1,35 t/m³ e 1,40 t/m³. Não são raros os casos onde involuntariamente, ao invés de massa unitária, algumas pessoas usam massa específica.
Dimensões