Cordel são folhetos cm poemas populares. os poemas de cordel são escritos em forma de rima,e essas rimas costumam ser cantadas por seus autores acompanhados por violas. o cordel também faz parte da literatura brasileira ajudando nas divagações das tradições e culturas.
O cordel é dividido Escrito, cantado, oral, Porém o cordel legítimo É aquele tipo jornal, Que trazia a notícia nova Em sextilhas, nunca em trova Que agrada o pessoal.
o nome Cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos expostos em cordas ou cordéis (o que justifica o nome) feitos de barbante para venda. Ao chegar no nordeste essa tradição foi perdida mas o nome mantido.
1 – O cordel foi escrito em trova. 2 – As rimas servem para dar sonoridade e melodia agradáveis ao texto. ... 4 – As rimas da primeira estrofe são: cordão, expressão e sertão e literatura, cultura e pura. 5 – A literatura de cordel é um gênero de poesia popular que se caracteriza por ter suas obras impressas em folhetos.
Estilo muito popular na Literatura de Cordel. Um dos mais fáceis. Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos).
O poema de cordel é geralmente formado por estrofes, que podem ter quatro, seis ou dez versos cada uma. A mais comum é a estrofe de seis versos. No trecho do poema lido,quantos versos há em cada estrofe?
O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.