Qual o significado da palavra ASO? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Em primeiro lugar, ASO é Atestado de Saúde Ocupacional, um importante documento da Medicina do Trabalho. Como o nome sugere, tem o objetivo de atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.
Que tipo de exame é o ASO?
Quais são os exames ASO obrigatórios?
Exames periódicos. Os exames periódicos servem para fazer o acompanhamento da saúde do colaborador e verificar se a função exercida está desencadeando algum problema de saúde. ...
Exame de mudança de função. ...
Exame de retorno ao trabalho. ...
Exame demissional.
Quem emite ASO?
Quem pode emitir o Atestado ASO? O atestado ASO só pode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Como fazer um ASO?
O ASO deverá conter, no mínimo: a) Nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função; Segundo a Instrução Técnica Na identificação do trabalhador poderá ser usado o número da identidade ou da carteira de trabalho. A função poderá ser completada pelo setor em que o empregado trabalha.
Como é feito o exame ASO?
ASO ou Atestado de Saúde Ocupacional é um documento feito a partir de uma avaliação médica do funcionário. Nele, verifica o estado de saúde do trabalhador e constata se ele está apto ou não para cumprir com as suas atividades na empresa.
O que o Aso deve conter?
O ASO deverá conter, no mínimo: a) o nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade, e a sua função; b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST);
Quando é necessário emitir o ASO?
O ASO é obrigatório para todos os empregadores e empresas que contratam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Dessa maneira, o atestado de saúde ocupacional deve ser emitido no mínimo em duas vias: uma para o contratante e outra para o empregado.
Quais exames laboratoriais para admissão?
Quais são os exames admissionais obrigatórios?
Anamnese Ocupacional. A anamnese se trata de uma entrevista que o médico faz com o trabalhador. ...
Pressão arterial e batimentos cardíacos. ...
Saúde das articulações. ...
Funções de risco. ...
Teste de gravidez. ...
Teste de HIV.
Onde pegar ASO?
Geralmente, o atestado de saúde ocupacional é feito e emitido por um médico do trabalho. Porém, é possível que um médico de outra especialidade ou clínico geral faça o ASO, esde que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina vigente da localidade onde trabalha.
Como e quando deve ser emitida a ASO?
Quando o ASO deve ser emitido? O ASO é regulamentado pela NR 7 deve ser emitido no exame admissional, no exames periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho, e no demissional.
Como é feito o atestado de saúde ocupacional?
O Atestado de Saúde Ocupacional costuma ser elaborado e emitido por um médico do trabalho, mas também poderá ser emitido e assinado por um médico clínico, registrado no Conselho Regional de Medicina de onde realiza a consulta.
Como se preparar para exame admissional?
Identificação - primeiro de tudo o ASO deve conter o nome do funcionário em questão, use o nome completo sem abreviações para evitar confusões com pessoas de nomes parecidos e adicione o registro de identidade.
O que é feito em um exame admissional?
Esse exame deve ser realizado no processo de contratação do colaborador. Ele deve ser realizado em até 15 dia após a contratação do funcionário. Esse processo avalia a pressão arterial, batimentos cardíacos, questionários sobre doenças familiares e o quadro clínico do colaborador.
O que é Aso em quantas vias dever ser emitida?
O ASO deverá ser emitido em duas vias. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho e a segunda, será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.
Deve constar no ASO?
O ASO deverá conter, no mínimo: a) o nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade, e a sua função; b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST);
Para que serve o exame de Aso?
O exame ASLO, também chamado de ASO, AEO ou da antiestreptolisina O, tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O.
Qual o prazo de validade do ASO?
135 dias
Entretanto, o documento não se torna obrigatório caso tenha sido realizado pouco tempo antes. Para atividades profissionais com risco 3 e 4, o ASO emitido nos últimos 90 dias pode ser aproveitado. Já para as empresas com grau de risco 1 e 2, o prazo é de 135 dias.
Quais são os exames para manipuladores de alimentos?
Exames realizados pelos Manipuladores de Alimentos Os exames geralmente exigidos para este tipo de função são: Hemograma, Coprocultura e Coproparasitológico e quem define quais exames serão feitos é o médico do trabalho. Os manipuladores devem ser encaminhados até uma clínica do trabalho para a realização dos exames.
Quais são os exames complementares para espaço confinado?
Exames para Trabalho em Espaço Confinado – NR33
AUDIOMETRIA.
ELETROENCEFALOGRAMA.
ELETROCARDIOGRAMA.
HEMOGRAMA COMPLETO.
ACUIDADE VISUAL.
GLICEMIA.
Qual o valor do exame ASO?
O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.