No processo de soldagem por projeção, as peças apresentam saliências (projeções), as peças são sobrepostas e os eletrodos apresentam uma área de contato maior do que os eletrodos no processo de soldagem a ponto. Este processo permite fazer várias uniões em uma única operação.
Soldagem por pontos é o processo mais utilizado na união de chapas de aço na indústria automotiva para a produção de carrocerias e componentes. ... Para se obter as propriedades mecânicas da junta soldada os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de tração.
PARÂMETROS DE REGULAGEM Em soldagem a ponto por resistência existem três parâmetros principais, isto é, corrente de soldagem, força de eletrodo e tempo de soldagem os quais são aplicados em um ciclo de soldagem.
Geralmente, a presença de hidrogênio na peça deixa o material suscetível a rachaduras, podendo ocorrer horas ou dias após o processo de soldagem. Para evitar a presença de hidrogênio, e consequentemente o surgimento de trincas, o material deve esfriar lentamente.
Para soldar aço, o dióxido de carbono (CO²) é uma escolha econômica como gás de proteção e garante maior penetração da solda. O inconveniente é que esse tipo de gás é muito quente para chapas finas de metal. Nesses casos, melhor optar pela mistura de argônio (75%) e CO² (25%) quando a espessura for fina.
A melhor maneira de se soldar chapas galvanizadas, independente do processo de solda, é remover a camada da região a ser soldada, o que gera duas operações: Remover a camada de zinco por escovamento ou outro meio; E, após a solda, reaplicar por spray uma nova camada de zinco ou tinta anticorrosiva.
Para o material mais fino tente usar o processo MIG MAG (GMAW) no modo de transferência de curto-circuito com um consumível de classificação E70-S2, S3 ou S6 de 0.
Como Soldar Alumínio com TIG
A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding - SMAW), também é conhecida como soldagem manual a arco elétrico (Manual Metal Arc - MMA). ... O calor produzido pelo arco elétrico é suficiente para fundir o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento.
O QUE É O TIG LIFT? O sistema de abertura do arco abre com sistema lift (do inglês levantar), com este sistema você encosta a tocha com o gás aberto e ao levantar o arco se abre automaticamente.
Na Máquina de Solda TIG, é liberado o gás ( Argônio, Hélio ou a combinação do dois) que tem a mesma função de proteger o eletrodo do oxigênio e dar continuidade à solda juntamente com a tocha de soldagem que abre o arco de solda ( o “ curto circuito” que faz os materiais se juntarem) e o de eletrodos de tungstênio ( ...
O Eletrodo de Tungstênio pode ter várias composições: Puro (ponta verde), com 2% de tório (ponta vermelha), Cério (cinza) e Lantânio (azul). A tampa longa ou curta fixa a pinça pela parte superior definindo o comprimento de Eletrodo de Tungstênio que ficará para fora da tocha.
LIFT ARC – A função possibilita abrir o arco em TIG somente tocando a peça, sem a necessidade de riscar o eletrodo. Caso o tungstênio toque a peça durante a soldagem, a tensão cai para 10 A com o objetivo de preservar o eletrodo e não contaminar a peça.
Detalhe: soldam TIG de raspagem apenas para metais ferrosos (aço carbono e inox). Para soldar TIG com essas máquinas é muito simples. Basta utilizar uma tocha com válvula e engate rápido padrão (9 mm ou 13 mm) e conectar essa tocha a um cilindro de gás argônio.
A ALUTIG 200 AC/DC é perfeita para soldar alumínio com qualidade. Possui funções específicas para um soldador profissional que necessita parar de terceirizar serviços e fazê-los internamente.
As 5 Melhores Máquinas de Solda em 2018
Como escolher uma máquina de solda?
Uma máquina de soldagem doméstica comum deve ter uma variação 225 a 300 amperes, que permitem que metais de até 0,63 cm sejam soldados em um passada única. Use múltiplas passadas para uma base de metal mais grossa.