Atualmente considerado um conceito defasado, o Terciário consiste no espaço de tempo que vai de 65 milhões até 2,6 milhões de anos atrás. O terciário, junto com o período quaternário fazem parte de uma unidade maior denominada Era. A era correspondente a estes dois períodos é a Cenozóica.
O Terciário, que compreende o Paleógeno e o Neógeno, foi o período em que ocorreu o surgimento das altas montanhas, tais como os Andes. O surgimento dessas cadeias de montanhas fez com que ocorressem modificações no habitat de muitas espécies, afetando, assim, a distribuição de plantas e animais.
A era Paleozoica prevaleceu de 550 a 250 milhões de anos atrás. ... Essa era geológica também se caracteriza mpela ocorrência de rochas sedimentares e metamórficas, formação de grandes florestas, glaciações, surgimento dos primeiros insetos e répteis.
período Triássico
Hoje em dia as aves são consideradas pelos cientistas como dinossauros terópodes derivados - uma ramificação muito especializada desses dinossauros. Isso porque ambos os grupos possuem características em comum: Pescoço alongado e móvel em forma de "S".
Por sua vez, os dinossauros eram divididos em seis grupos: Terópodes, maiores predadores da Terra; Saurópodes, como citado anteriormente, os maiores animais que já existiram no planeta; Ceratopsídeos, com adornos na cabeça; Estegossauros, com placas nas costas; Anquilossauros, com “blindagem” e "porrete" na cauda; e ...
Tiranossauro Rex
Quase todos os dinossauros provavelmente eram cobertos de penas, é o que sugerem os fósseis siberianos de um dinossauro emplumado de duas pernas datado de cerca de 160 milhões de anos atrás. ... Mas todos eles pertenciam ao grupo dos terópodes de dinossauros "raptores", ancestrais de pássaros modernos.
A pele dos dinossauros não era úmida como a das rãs, e sim seca. Tal como a pele humana,, protegia contra chuva, frio e umidade, sendo perfeitamente apropriada para se viver em terreno seco. Saurópodes como o Apatosaurus possuíam escamas, ligadas por pele flexível que permitia movimentos.
Até o momento, a pesquisa revela que a coloração dos dinossauros é restrita ao preto, vermelho, marrom e ao iridescente — fenômeno óptico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do arco-íris.
Resposta. Resposta: A partir de fósseis e do avanço da tecnologia que consegue estimar a quanto tempo atrás viveram e características fisiológicas destes seres.
Por demonstração, as regiões abaixo são coloridas de vermelho sobre a cor albina do Anquilossauro.
Resposta. Principalmente os fósseis de ossos que são encontrados em escavações. Além disso usam o carbono 14 para saber a datação das peças fossilizadas.