«O alfabeto é formado por 26 letras, sendo 5 vogais, que são a, e, i, o, u e 21 consoantes, que são b, c, d... x, y e z.» ... Acerca dos sons da língua é que podemos falar de vogais, semivogais e consoantes. O mais que se pode dizer é que cinco das letras do alfabeto representam vogais.
O ditongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e uma semivogal ou de uma semivogal e uma vogal em uma mesma sílaba. Para iniciarmos a análise do encontro vocálico conhecido como DITONGO, é necessário relembrar os conceitos que envolvem as vogais e semivogais.
Em português, há cinco vogais: a, e, i, o, u. Contudo o e, o a e o o podem soar de maneiras diversas, de acordo com o timbre, que pode ser aberto (é, ó, á) ou fechado (ê, ô, â). As vogais também podem ser orais (pá, três) ou nasais (mãe, nem).
Porque, em teoria, o fonema do Y equivale ao de uma consoante. É verdade que ele tem som de “i”, mas não é só isso que conta. Funciona assim: vogais são os fonemas em que o ar passa livremente pela boca, enquanto as consoantes são aquelas em que ele é interrompido por dentes, lábios ou língua.
Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais.
No nosso alfabeto de 26 letras, as letras estrangeiras são "K", "W" e "Y".
O Acordo Ortográfico de 1990 inclui no alfabeto as letras k, w, e y. ... Com a inclusão definitiva destas três letras, o nosso alfabeto passou a 26 símbolos gráficos.
Veja a seguir as principais mudanças na ortografia: A partir da nova regra ortográfica, o alfabeto brasileiro ganha mais três letras, passando de 23 para 26 letras no total. Foram incluídos o K, o W e o Y. A inclusão das novas letras não é totalmente uma novidade para o brasileiro.
Antes, elas eram “intrusas”, agora são, oficialmente, parte constituinte de nossa língua. Essas três letrinhas fizeram parte de nosso alfabeto até o ano de 1943, quando foram consideradas desnecessárias. Seu uso só era admitido em palavras estrangeiras e em algumas abreviaturas.
A partir de 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica. Desde então, mudanças ocorreram no que se refere à acentuação gráfica, ao emprego do hífen, trema e, sobretudo, ao nosso alfabeto. Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras.
O alfabeto espanhol é composto pelas 26 letras provenientes do alfabeto latino e mais 3 letras (ch, ll e ñ) que o diferem do português.
O alfabeto ou abecedário da língua portuguesa é formada por 26 letras (vinte e seis) e que podem ser representadas tanto com letras maiúsculas quanto com letras minúsculas.
Sendo atualmente utilizado por milhões de pessoas, é o mais utilizado mundialmente. O alfabeto português é formado por 26 letras. As formas maiúsculas são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.