Dentre as enzimas do HIV, a integrase é responsável pela inserção do DNA viral no DNA do hospedeiro.
O que caracteriza um retrovírus é a presença da enzima transcriptase reversa. Essa enzima é capaz de transformar a cadeia simples de RNA em uma fita dupla de DNA. Essa é uma característica única do retrovírus, pois, geralmente a transformação ocorre de DNA para RNA (Transcrição).
A transcriptase reversa é uma enzima encontrada nos vírus cujo material genético é o RNA, também chamados de retrovírus. Essa enzima faz uma transcrição inversa, produzindo uma molécula de DNA a partir de seu RNA. ... Um exemplo desse tipo de vírus é o HIV, causador da Aids.
A transcriptase reversa é uma enzima que realiza a transcrição inversa, produzindo DNA a partir de RNA. ... Essa enzima permite uma condição única, pois a transcrição ocorre, naturalmente, no sentido de RNA para DNA. A transcriptase reversa é encontrada em retrovírus. Um exemplo de retrovírus é o HIV, causador da AIDS.
A replicação viral refere-se ao processo pelo qual um vírus se reproduz dentro de um organismo vivo. Isso geralmente envolve transformar as células infectadas em fábricas de vírus, que fabricam cópias do código genético do vírus e as expulsam para se espalharem para o corpo do hospedeiro.
A replicação primária geralmente ocorre no próprio local de penetração, em tecidos próximos ou nos linfonodos regionais. Em geral, os vírus podem utilizar mais de uma via para penetrar nos seus hospedeiros.
A replicação da molécula de DNA, também conhecida por duplicação ou polimerização, é um fenômeno genético que assegura a autoduplicação das informações contidas nos cromossomos, especificamente nos genes.
A replicação ocorre quando um determinado organismo faz uma cópia de si mesmo, com as mesmas características genéticas, etc. Assim, no caso da fissão binária temos que um organismo dá origem a outro apenas se dividindo ao meio.
Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. ... Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'. Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase.
As pontes de hidrogênio são ligações fortes entre as bases, para manter a estrutura da fita. Adenina e timina se unem por duas ligações de hidrogênio. Guanina e citosina se unem por três ligações de hidrogênio.
Cada uma das fitas da dupla hélice tem sua polaridade definida pelo modo como as pentoses estão posicionadas - enquanto uma fita tem orientação 5'-3'a outra têm orientação 3'-5'. A mesma orientação anti-paralela é mantida na fita nova que se forma durante a replicação do DNA.
Assim, se uma fita apresentar a sequência AATGCTCC, a outra apresentará essa sequência: TTACGAGG. Isso acontece porque as quantidades de adenina e timina são as mesmas, tal como a guanina e a citosina. Daí decorre que se sabemos a quantidade de um dos pares, conhecemos a quantidade do outro par também.