As figuras musicais que mais se destacam são: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa (essa é a ordem seguindo a lógica de cada figura dura metade do tempo da anterior). Lembrando que usamos esse exemplo com atribuição de valores apenas para deixar mais didático.
Semibreve
quatro quartos
Para toda figura de som há uma figura proporcional de silêncio. A duração se comporta organizando o pulso constante em métricas. As métricas mais comuns são a binária, ternária e quaternária. Pode haver métricas combinadas, ou até ímpares quanto a qualificação.
Por exemplo 4/4 indica que há quatro pulsos por compasso e a semínima (1/4 de uma semibreve) é a unidade de tempo. Este é o tempo mais usado e representa abreviadamente uma fórmula de 4/4.
SINAIS DE REPETIÇÃO – SINAIS DE ABREVIATURA Os principais sinais para determinar a repetição de um trecho de música são: “Da capo”, “ritornelo”, e as expressões “1ª e 2ª vez”.
Semifusa
Acidentes ou alterações são símbolos utilizados na notação musical para modificar a altura da nota imediatamente à sua direita e de todas as notas na mesma posição da pauta até o final do compasso corrente, tornando-as meio tom mais graves ou meio tom mais agudas, são representadas pelo símbolo sustenido(♯) ou bemol(♭) ...
Embora já tenham existido muitas claves, só três continuam sendo usadas na notação musical moderna: a clave de sol, a de fá e a de dó. O desenho das claves sofreu diversas alterações desde sua criação.
Os caracteres mais utilizados são: ♩, ♬, ♭, ♮ e ♯. Saiba mais sobre o significado das Notas Musicais.
Por exemplo, para os símbolos musicais, há dois atalhos que podem ser usados. Pressione as teclas "Alt + 13" para inserir o símbolo ♪ e "Alt + 14" para o símbolo musical ♫.
Para isso, utiliza-se o conceito de símbolo sonoro, dado por Schafer (2001) para tratar um evento sonoro, no caso a voz, além de suas sensações mecânicas e funções sinalizadoras.
2 - Mínima – 2 tempos. 3 - Semínima – 1 tempos. 4 – Colcheia – meio tempo. 5 – Semicolcheia – um quarto de tempo.
Guido D'Arezzo
Para que as notas tenham nomes e sua altura definida na escala, coloca-se no inicio da pauta um sinal conhecido como CLAVE. Observe que os 2 pontinhos (:) colocados ao lado da clave de Fá e de Dó, servem para indicar a linha em que se acha assinada a clave.
Utilizam-se atualmente três claves: a Clave de Sol, a Clave de Dó e a Clave de Fá. Instrumentos tais como a flauta, violino, violão, clarineta, e vozes agudas tais como soprano, contralto e tenor utilizam a Clave do Sol. Esta clave é utilizada para representar notas da região médio-aguda.
A Clave é o nome coletivo do corpo político composto por todos os Caçadores de Sombras ativos. A Clave interpreta a Lei e toma decisões sobre assuntos importantes que afetam os Nephilim.