Originário da região do Mediterrâneo, o figo possui uma boa quantidade de sais minerais e vitamina C. A Turquia e o Egito são uns dos principais produtores desse fruto. Originário da região do Mediterrâneo, o figo é o fruto da figueira (Ficus carica), uma árvore da família Moraceae.
A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado aqui, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento.
A principal praga da cultura, a broca da figueira, é provocada por uma mariposa que ataca as figueiras e causa a morte de ramos e galhos. Ela pode ser combatida com a simples visita aos pomares. Basta o produtor semanalmente retirar os ponteiros (brotos novos) na ponta do ramo de produção ou queimá-los.
Controle: A principal medida de controle consiste no uso de mudas isentas do patógeno. Solos com alta fertilidade favorecem a doença e, portanto, os viveiros de mudas devem ser localizados cm terrenos com fertilidade apenas suficiente para o estabelecimento das plantas.
Controle: os principais inimigos naturais associados ao pulgão-verde do morangueiro são os parasitoides de ninfas Lysiphlebus testaceipes (Cresson) (Hymenoptera: Braconidae) e predadores como larva-lixeiro, joaninhas e larvas de sirfídeos, assim como o fungo entomopatogênico Beauveria bassiana.