Esticar a pele com o polegar da mão não dominante, logo abaixo do local da punção, para manter a veia estável; AGULHA: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.
subcutanea. As seringas mais apropriadas para a injeção subcutânea são as de 1 mL e 2 mL. A agulha deve ser pequena (entre 13 mm e 20 mm de comprimento), fina (entre 4 dec/mm e 6 dec/mm de calibre) e com bisel curto.
O uso incorreto da insulina pode provocar lipohipertrofia insulínica, que é uma deformação, caracterizada por um caroço por baixo da pele no local onde o paciente com diabetes injeta insulina, como braço, coxa ou abdômen, por exemplo.
Introduza a agulha, injete o medicamento e aguarde no mínimo 10 segundos com a agulha no subcutâneo para que toda insulina registrada seja injetada. Remova a agulha da caneta usando o protetor externo. Descate a agulha em recipiente com paredes rígidas, boca larga e tampa. Entregue o posto de saúde mais próximo.
A caneta é dividida em três partes. A ponta é o local onde será encaixada a agulha descartável, que é comprada à parte e deve ser inutilizada a cada aplicação. O compartimento central abriga o cartucho de insulina. A parte posterior da caneta serve para o paciente controlar a dosagem das aplicações.
Técnica de Mistura de Insulinas:
Não aplicar insulina perto de pintas ou cicatrizes. Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura. Para facilitar a prega subcutânea no braço, apoiá-lo no encosto de uma cadeira ou utilizar agulhas curtas, pois não necessitam de prega subcutânea e facilitam a aplicação.
Dobre a pele entre dois dedos, aplique a agulha na dobra da pele e injete a insulina sob a pele (subcutaneamente). Após a injeção, a agulha deve permanecer sob a pele por pelo menos 6 segundos.
segurando o local onde será aplicada a insulina com o dedo indicador e o polegar. Para aplicar a insulina, o ângulo da agulha deve ser de 90 graus em relação a pele. O QUE É PREGA OU DOBRA? agulha e guarde-a para ser utilizada depois.
Retire a tampa interna da agulha e descarte-a.
Os pacientes em uso de insulina humana NPH ou regular que estão dentro da faixa etária atendida podem procurar a UBS de referência na sua região, levando a prescrição médica para receber orientações e ter acesso às canetas aplicadoras.