Ambas têm a mesma funcionalidade, mas cada uma tem seu benefício. Por exemplo, a conteção ondulada oferece muito mais conforto para o paciente e possibilita uma higiene mais eficaz, porque facilita o uso do fio dental entre os dentes. Mas a contenção reta, tendo menos fio, retém menos placa sobre ela e o dente.
Contenção Ortodôntica tipo Hawley É o aparelho mais comumente utilizado. O céu da boca é recoberto por uma placa acrílica e um fio de aço contorna a frente dos dentes. É muito eficiente e tem a vantagem de poder ser levemente ativada em casos de necessidade.
O sistema de contenção mais utilizado para o arco superior é a placa removível de Hawley e no arco inferior é a barra lingual fixa conhecida como 3×3, fixada de canino a canino.
A recomendação mais frequente é que o aparelho de contenção seja usado 24 horas por dia durante os seis primeiros meses, sendo removidos apenas na hora de escovar os dentes ou se alimentar. Depois desse período, o tempo de uso é reduzido aos poucos, até que o paciente passe a usá-lo apenas para dormir.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.
O ideal é ficar com essa contençao, pois sempre há movimentacoes com o tempo. Olá! A contenção fixa inferior deve ser mantida sempre que o paciente não quer que seus dentes se movam mais, após o tratamento ortodôntico. ... Geralmente após tanto tempo, até por questões periodontais, o ideal é remover.
Outro cuidado importante é a escova interdental, que pode ser usada somente na contenção, entre os espaços do ferrinho para uma limpeza mais detalhada. A higiene ainda pode ser finalizada com um enxaguante bucal sem álcool para evitar o acúmulo de novas bactérias e manter o hálito refrescante.
“A contenção fixa inferior está indicada para todos casos, especialmente naqueles que apresentavam apinhamento de incisivos antes do tratamento”, explica ela. Pensando nisso, esse modelo é usado para manter os resultados obtidos no tratamento ortodôntico e prevenir o apinhamento tardio.
R$ 750,00
O aparelho dental móvel (contenção) pode causar dificuldades para engolir ao comer (tendo-o tirado nesse momento)? Olá! O aparelho de contenção não deve lhe trazer nenhum incômodo durante seu uso, quanto menos durante o não uso do mesmo.
Posiciona-se a contenção por lingual e, em um dos lados, coloca-se o fio de amarrilho por baixo do arco ortodôntico, na região entre incisivo lateral e canino, abaixo do ponto de contato, amarrando e fixando todo o conjunto. Repete-se o mesmo procedimento no lado oposto, de forma que a contenção permaneça fixa e firme.
A contenção é feita com um fio de aço bem fino colado nas faces linguais dos dentes, ou seja, nas faces internas. Assim, temos a certeza de que nenhum dente sairá da posição. Ao mesmo tempo, o dispositivo fica totalmente invisível.
Observe se a contenção deve se encaixar nos dentes de cima ou nos de baixo. A placa de plástico no centro da contenção deve estar voltada para cima ou para baixo em direção aos dentes que manterá no lugar. O fio de metal deve estar voltado na direção oposta a sua boca. Coloque a contenção na boca.
Normalmente, ele fica dentro de uma pequena caixa, e pode ser higienizado. O aparelho é moldado de acordo com os seus dentes e, para colocá-lo, deve ser encaixado nos dentes e pressionado até que fique firme.
O objetivo da contenção como o próprio nome já diz é conter os movimentos que foram feitos durante o tratamento ortodôntico. Não havendo movimentação não deve gerar dor.
Na maioria dos casos é ideal usar a contenção para manutenção do tratamento. Existem outras opções como uma placa para estabilizar tratamentos ortodônticos. Inclusive é a que eu uso atualmente, mesmo depois de tanto tempo. Converse com seu dentista para saber a melhor indicação para você.
Como o objetivo do uso da contenção é manter os resultados atingidos após o tratamento ortodôntico, caso o paciente não utilize corretamente o aparelho, podem aparecer alguns problemas como: abertura de espaço entre os dentes; desalinhamento entre os dentes e giros; contatos prematuros gerando, por exemplo, problemas ...
“A quebra do aparelho, faltas sucessivas às consultas de ativação e falta de higiene, que gera inflamação gengival e dificulta o movimento, também são fatores que fazem com que o processo dure mais”, completa.
24 meses
Em relação ao tempo total de um tratamento ou quanto tempo o aparelho ortodôntico começa a fazer efeito, a resposta é: ele pode variar. Contudo, a média gira em torno de 12 até 24 meses, mas uma série de fatores pode diminuir essa média.
Segundo a ortodontista, quando há uma má oclusão dentária, por exemplo, o tratamento deve ser realizado em toda arcada. Ou seja, o profissional terá que instalar o aparelho fixo nos dentes de cima e de baixo. Mas, em casos mais leves, essa técnica pode ser aplicada em apenas uma parte do sorriso.
Com hábitos corretos, o tratamento com o autoligado é 2 vezes mais rápido. Isso acontece porque a tensão é constante, o que agiliza a movimentação dos dentes e da arcada dentária. Preparamos também um artigo muito especial com 10 vantagens sobre a escolha do tratamento com aparelho autoligado, clique aqui e confira.
5 DICAS PARA TORNAR SEU TRATAMENTO ORTODÔNTICO MAIS RÁPIDO E EFICAZ