Velocidade de saída é a velocidade de um projétil no momento em que deixa a boca do cano de uma arma. Variam de aproximadamente 120 m/s a 370 m/s em mosquetes de pólvora negra, para mais de 1 200 m/s em rifles modernos, com cartuchos de alto desempenho como a .
60 m/s
Para arremessar o projétil é necessária uma grande quantidade de energia, que é obtida pelo propelente, durante sua queima. O propelente utilizado nos cartuchos é a pólvora, que, ao queimar, produz um grande volume de gases, gerando um aumento de pressão no interior do estojo, suficiente para expelir o projétil.
Com a arma carregada, o ferrolho do fuzil empurra os cartuchos até a culatra — que é justamente o espaço em que os projéteis devem ficar antes de serem disparados. Assim que o atirador aperta o gatilho, uma peça chamada “cão” bate no percursor, responsável pelo estouro do explosivo presente no cartucho.
No modelo padrão, esse tipo de fuzil dispara 30 tiros entre uma recarga e outra, mas há pentes capazes de armazenar até 100 cartuchos.
O Fz 7,62 M964 é uma arma que funciona por ação da força expansiva dos gases resultantes da queima da carga de projeção. Para aproveitamento de tal força existe uma tomada dos gases em um ponto do terço médio do cano. Possui um regulador de escape de gases que permite assegurar um funcionamento regular e suave.
Devido à sua prevalência e uso generalizado entre as forças armadas de muitos países da OTAN e do primeiro mundo durante a Guerra Fria, foi apelidado de "O braço direito do Mundo Livre"....FN FAL.
Estados Unidos, OTAN, outros. O 7,62×51mm NATO (nomenclatura oficial da OTAN 7,62 NATO) é um cartucho de fuzil sem aro desenvolvido na década de 1950 como padrão para armas ligeiras entre os países da OTAN.
Uma pistola . 9mm pode chegar a 506 joules.
2.