Fundações diretas ou rasas
[Figurado] Aquilo que fundamenta e sustenta; base, apoio, sustentáculo: o bom êxito se fundamenta nos alicerces do trabalho. Etimologia (origem da palavra alicerce). Do árabe al-isas.
Fundação direta Esse tipo de alicerce, também conhecido como fundação rasa, é o mais fácil e mais barato.
Fundações rasas ou diretas Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.
Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.
Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação: Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado. Natureza e características do subsolo no local da obra. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.
As fundações podem ser fundações rasas (superficiais ou diretas) e fundações profundas (ou indiretas). Os tipos de fundações podem ser divididos em fundações rasas e fundações profundas.
· FUNDAÇÕES DIRETAS: São aquelas que transferem as cargas para o solo resistente através da sua base apoio, desprezando-se qualquer outra forma de transferência das cargas. Além disso o centro de gravidade da fundação deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor de carga (AZEREDO, 1977).
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. ... Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.
Questão 13 – O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico? FUNDAÇÕES PROFUNDAS São elementos que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação da duas.
e) Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação. Por esse motivo, é também uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.
A definição de recalque De acordo com a psicanálise, o recalque é um mecanismo mental de defesa que protegem a pessoa de pensamentos que sejam contrários ao “eu”. Ou seja: uma pessoa recalcada está colocando em evidência as situações, desejos ou problemas em si que não quer admitir.
Engenheiros e arquitetos conhecem bem o termo recalque nas fundações. ... Na arquitetura e na engenharia civil tal expressão é usada quando numa edificação ocorre um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação, causada pelo peso da estrutura.
Cálculo do recalque no solo: meios elásticos homogêneos
O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Ou seja, é quando o solo “afunda”. ... Essas fissuras geralmente apontam aonde ocorreu o maior recalque, pois tendem-se a “deitar” em direção ao local do rebaixamento do solo.
Ainda pode-se citar como fatores desencandeadores de patologia nas fundações a construção de outras estruturas densas ou a colocação de materiais pesados próximo às fundações, assim como escavações, vazamento intenso de água ou esgoto, mudanças no lençol freático, erosões, vibrações e choques, fatores que podem ...