O Atacante oposto é assim denominado por estar sempre em posição contrária a do levantador. Atua na extremidade da quadra, ocupando geralmente a posição dois quando está na zona ofensiva e a posição um na zona defensiva.
O bloqueio refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária.
Para cumprir a regra do posicionamento, o jogador da posição 1 deve estar atrás do jogador da posição 2 e à direita do jogador posicionado na 6. o atleta da posição 2 deverá se posicionar à direita do 3 e à frente do 1. Quem estiver na posição 3 deve ficar entre o 4 e o 2, além de estar à frente do 6.
No voleibol, os sistemas de jogo são 6x0 (seis-zero), 5x1 (cinco-um), 4x2 simples (quatro-dois .... Este jogador não pode atacar e sacar, fazendo o rodízio somente na área de defesa e também não há limite de substituição para ele. ... sempre sob a responsabilidade dos dois receptores principais mais o defensor central.
1
O bloqueio é o movimento realizado próximo à rede, no qual um, dois ou três jogadores saltam e, com as mãos, tentam interceptar a bola de ataque do time adversário. O principal objetivo de um bloqueio é diminuir a área do ataque adversário.
Durante a ação de Bloqueio haverá uma oposição contra o ataque adversário ao mesmo tempo em que haverá uma combinação com a defesa de nossa equipe objetivando cobrir os espaços e articular as ações nos bloqueios coletivos (duplo, triplo).